Ensino médio integrado
dificuldades e desafios da atuação docente no campus Santana/IFAP
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1177Palavras-chave:
Educação profissional integrada, Ensino médio, Formação de professoresResumo
A formação docente para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) enfrenta muitas problemáticas no Brasil, considerando como os principais eixos a formação específica adquirida na graduação, a político-didático-pedagógica e as peculiaridades da EPT, em que há uma quantidade significativa de professores que não possuem essas qualificações na totalidade, o presente estudo apresenta a seguinte questão: qual a percepção dos docentes que ministram aulas no Ensino Médio Integrado (EMI), ofertado pelo Campus Santana/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), no que diz respeito às dificuldades e desafios para a efetiva implantação dessa proposta? Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é analisar a percepção dos docentes, que ministram aulas no Ensino Médio Integrado, quanto às dificuldades e desafios que envolvem o processo de apropriação da proposta do EMI no Campus Santana/IFAP (Curso técnico em comércio exterior, em marketing, logística e publicidade). Dessa forma, o instrumento utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionários a esses docentes, obtendo-se como resultados que a percepção dos participantes com relação ao objetivo da pesquisa, encontra-se na necessidade da formação docente para atuação na EPT, integrar os componentes curriculares do núcleo comum ao técnico na perspectiva da formação humana integral e a grande sobrecarga no “fazer docente”, questões que refletem na dificuldade de realização do projeto do EMI.
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Accepted 2020-05-29
Published 2020-06-04