A COVID-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1407

Palavras-chave:

Doença epidêmica, Educação superior, Professores de educação superior

Resumo

A COVID-19 desencadeou uma pandemia com consequências sanitárias, sociais e econômicas de grandes proporções. Como estratégias de enfrentamento do problema, países fecharam fronteiras e estabeleceram medidas de distanciamento social de maior ou menor restrição. Nesse contexto, tivemos por objetivo identificar os impactos do distanciamento social em professores da educação superior no Brasil em tempo de pandêmica da COVID-19. A pesquisa desenhou-se como descritiva, com delineamento survey. Os dados foram coletados por meio de questionários online e submetidos à análise lexical, a partir do processamento no software IRAMUTEQ. O presente estudo envolveu 67 docentes de instituições de educação superior públicas e privadas do Brasil. Os resultados revelaram efeitos emocionais prejudiciais e sobrecarga de trabalho, mas alguns professores também demonstraram resiliência ao buscarem tirar o melhor proveito possível da adversidade.

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Biografia do Autor

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Brasil. Professora Adjunta IV do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs -UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH).

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

MARTINS, B. A.; RANGNI, R. de A. A COVID-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e140720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1407. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407. Acesso em: 24 abr. 2024.
Received 2020-08-24
Accepted 2020-12-09
Published 2020-12-18