Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19

possíveis legados à Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1501

Palavras-chave:

Educação, Ensino., Isolamento Social

Resumo

Este ensaio traz reflexões sobre os desafios e sobre os impactos das atividades remotas na educação e na sociedade em tempos de pandemia. É fruto da inquietação de quatro mulheres, que são professoras, pesquisadoras e mães de estudantes da educação básica, durante a experiência de elaboração e desenvolvimento dos processos educativos que perpassaram a pandemia da COVID-19. Evidencia a necessidade do enfrentamento e superação do modo como as atividades remotas vêm ocorrendo, com vistas à diminuição da precarização do trabalho docente, da terceirização da educação pública e das desigualdades sociais. Destaca a importância do engajamento coletivo e da efetivação de políticas públicas que garantam um ensino de qualidade para todos e todas. Sinaliza acerca dos elementos que têm impactado a vida de docentes e estudantes, nos processos de ensinar e de aprender e nos legados das atividades pedagógicas não presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ADUFPEL. Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas. Movimento Uni Pelotas divulga manifesto em defesa da educação pública e de qualidade. ADUFPel, 3 ago. 2020. Disponível em: http://adufpel.org.br/site/noticias/movimento-uni-pelotas-divulga-manifesto-em-defesa-da-educao-pblica-e-de-qualidade. Acesso em: 1 out. 2020.

ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso: 08 out. 2020.

CATINI, C. O trabalho de educar numa sociedade sem futuro. Blog da Boitempo. São Paulo: jun. 2020. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/06/05/o-trabalho-de-educar-numa-sociedade-sem-futuro/. Acesso em: 29 set. 2020.

CAVASINI, S. M. Estabilidade emocional na Pandemia, o que fazer? Youtube, 14 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zkA24KcW7Vg. Acesso em: 14 set. 2020.

DANTAS, M. A privatização da educação através das plataformas de ensino remotas. [Entrevista concedida a] João Vítor Santos. Instituto Humanitas UNISINOS, São Leopoldo, out. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/603420-a-privatizacao-da-educacao-atraves-das-plataformas-de-ensino-remoto-entrevista-especial-com-marcos-dantas. Acesso em: 04 out. 2020.

ESTÉVEZ, P. R. La educación estética: conceptos e contextos. Santa Clara, Cuba: Editorial Capiro, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Tradução: Adriana Lopez; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FRIGOTTO, G. Educação e a extrema direita: o projeto Escola Sem Partido. In: IV Seminário Virtual Internacional do Grupo de Estudos Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho. Youtube, 15 jul. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6mlxt8PiYdg&feature=youtu.be. Acesso em: 14 set. 2020.

GOLDAR, M. R. Ação Cultural para a liberdade: educação popular na pandemia. In: Ciclo de Debates "Paulo Freire e o Brasil: Educação Popular na Pandemia". Youtube, 30 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=07tSS4XQzNo. Acesso em: 30 set. 2020.

LOUREIRO, C. F. B. Capitalismo dependente, questão ambiental e educação. Youtube, 26 ago. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=74e0l_gVL-E&feature=youtu.be. Acesso em: 26 ago.2020.

MARTINS, D. Ação Cultural para a liberdade: educação popular na pandemia. In: Ciclo de Debates "Paulo Freire e o Brasil: Educação Popular na Pandemia". Youtube 30 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=07tSS4XQzNo. Acesso em: 30 set. 2020.

MENDES, V. R. O "novo normal" da Precarização da Educação. Youtube, 22 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3HdeCbBVEj4. Acesso em: 01 out. 2020.

NÓVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [s.l.], v. 7, n. 3, p. 8-12, ago. 2020a. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905. Acesso em: 1 out. 2020.

NÓVOA, A. Formação de professores em tempo de pandemia. Youtube, 23 jun. 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ef3YQcbERiM. Acesso em: 23 jun. 2020.

PONTES, F. R.; ROSTAS, M. H. S. G. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 278-300, 2020. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1923. Acesso em: 1 out. 2020.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

ANDRADE, D. M. de .; SCHMIDT, E. B.; MONTIEL, F. C.; ZITZKE, V. A. Atividades remotas em tempos de pandemia da COVID-19: possíveis legados à Educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e150120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1501. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1501. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2020-10-20
Accepted 2020-12-11
Published 2020-12-18