Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525

Palavras-chave:

Acesso à Tecnologia, Aprendizagem, Internet, Percepção da fala

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de . Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e152520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1525. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1525. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2020-10-29
Accepted 2020-11-26
Published 2020-12-18