A infoexclusão escancarada pela COVID-19 e as atitudes professorais na perspectiva da sociologia das ausências e emergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1550

Palavras-chave:

Infoexclusão, TICs na Educação, Sociologia das ausências, Sociologia das Emergências

Resumo

A infoexclusão nunca foi tão amarescente quanto durante a pandemia da COVID-19, que forçou isolamento social e interrupção temporária das aulas presencias. Diante disso, estudantes de todo o mundo tiveram que recorrer às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para ter um meio seguro de ensino e aprendizagem. Todavia, 17% dos estudantes brasileiros não têm acesso à internet, o que os sentencia a uma das formas de inexistência social. Além de uma revisão de literatura sobre as TICs aplicadas à educação, este artigo aborda a realidade escancarada pela infoexclusão durante a pandemia e as medidas que professores tomaram para solucionar os problemas de quem vive às margens das infovias. A empiria é composta por entrevistas semiestruturadas com professores de escolas públicas do Distrito Federal e coleta de dados de campanhas em redes sociais, à luz da análise de conteúdo temático categorial, como método. A ancoragem teórica é forjada na sociologia das ausências e das emergências.

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Biografia do Autor

Sirlene Rodrigues Castro, Universidade de Brasília

Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, jornalista, editora de livros e revistas, revisora, redatora e repórter, com vários trabalhos e publicações relacionadas à educação, ciência, tecnologia e meio ambiente. 20 anos de experiência, com passagens por grandes veículos de comunicação, estuda atualmente: plágio, cibercultura, capital cultural midiático.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

CASTRO, S. R. . A infoexclusão escancarada pela COVID-19 e as atitudes professorais na perspectiva da sociologia das ausências e emergências. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e155020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1550. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1550. Acesso em: 24 abr. 2024.
Received 2020-11-10
Accepted 2020-12-16
Published 2020-12-18