Narrativas docentes em podcast

alternativas de inserção de tecnologias digitais em contextos educativos amazônidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1601

Palavras-chave:

Podcast, Tecnologias Digitais, Amazônia

Resumo

Diante do período pandêmico gerado pelo COVID-19, um novo formato de ensino foi exigido simultaneamente à necessidade do distanciamento social, com o uso de tecnologias digitais. Estas, apesar de incentivadas na educação em períodos anteriores, ainda não tinham sido integradas significativamente no cotidiano escolar. O cenário da pandemia, no entanto, apontou para a necessidade da adoção dessas tecnologias, recomendada pelos documentos expedidos pelo MEC e CNE no período. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é relatar a partir de um podcast, as experiências e percepções de professores de Ciências atuando prioritariamente na Amazônia brasileira, ainda que professores de outros estados tenham sido convidados, quanto ao uso de recursos digitais em sala de aula, bem como divulgar projetos e produções educacionais voltadas para o ensino de Ciências. Para tanto, foram entrevistados onze profissionais da educação dos municípios: Rio Branco (AC), Xapuri (AC), Coari (AM), Oriximiná (PA), Santo Antônio do Tauá (PA), Belém (PA), Ponta de Pedras (PA), Barreiras (BA), Barra do Bugres (MT), Guarantã do Norte (MT) e Cabedelo (PB). As entrevistas foram gravadas e editadas em softwares livres e distribuídas em diversas plataformas de streaming desde o início de julho de 2020, tendo atualmente um total de 434 audições. Constatou-se que apesar das inúmeras dificuldades relatadas pelos docentes com o uso de tecnologias digitais, principalmente em tempos de pandemia, a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino, bem como a utilização do podcast como instrumento de divulgação científica e democratização do acesso à informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: Relatos de Experiências de professores do nível superior sobre aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280. 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565 Acesso em: 17 ago. 2020.

BIANCHESSI, C.; MENDES, A. A. P. Podcast presente nos dispositivos móveis digitais: um recurso para mobile learning na disciplina de História. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 4, 09, 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/492 Acesso em: 17 ago. 2020.

CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa Narrativa e Educação de professores. ILEEL/UFU, - Uberlândia: EDUFU, 2011. 250p.

CONNELLY, F. M. CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investogacion Narrativa. In: LARROSA, J. (Org.) Déjame que te cuente: ensaios sobre narrativa e educación. Barcelona: Alertes, 1995.

CUNHA, M. I. Conta-me Agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. v. 23, n. 1 - 2, jan./dec., 1997.

DE LIRA, Yakamury Rebouças. A pedagogia de projetos e a educação com tempo integral no ensino de química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal do Amazonas. Manaus. 2019. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/7542/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_YakamuryLira_PPGECIM.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

DE OLIVEIRA, D. G.; FONSECA, W. DA S. Robótica Pedagógica, uma forma diferenciada para o ensino de Ciências na região Amazônica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 4, 09, 2018. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/621. Acesso em: 10 jul. 2020.

FRAIHA-MARTINS, F. Nexos e Reflexos de uma Experiência Formativa Mediatizada por Ambiente Virtual de Aprendizagem: formação de professores de ciências e matemática na Amazônia. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – IEMCI/UFPA, Belém (PA), 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2665/1/Dissertacao_NexosReflexosExperiencia.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.

KOOTEN, J. V.; BIE, J. How to make an educational podcast? Tips and tricks for your first educational podcast. Leiden University, 2019. Disponível em: http://centre4innovation.org/. Acesso em: 31 ago. 2020.

NASCIMENTO, R. M. M.; BRAIANE, S.C.O. ; OUVERNEY-KING, J. R. . Mobile Learning: Criação do aplicativo Atlas Biodidático como aliado ao ensino da Biologia. In: Dina Alves; Hélia Gonçalves Pinto; Isabel Simões Dias; Maria Odília Abreu; Romain Gillain Muñoz. (Org.). VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2019). 1ed.Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Politécnico de Leiria, 2019, p. 94-100. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/4100. Acesso em: 18 set. 2020.

NWOSU, A. C.; et al. Use of podcast technology to facilitate education, communication and dissemination in palliative care: the development of the AmiPal podcast. BMJ Supportive & Palliative Care, v. 7, p. 212-217, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27580942/. Acesso em: 10 jul. 2020.

OLIVEIRA, F. C; CARVALHO, J. W. P. Aplicativo QuiLegAl como recurso de ensino na percepção de graduandos de licenciatura em química. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-25, mai./ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9326/7597. Acesso em: 22 jul. 2020.

PINTO, J. C.; LIMA, D. J. O uso de podcast para a formação continuada dos professores: um estudo de caso na rede municipal de Ilhéus-BA. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8864. Acesso em: 18 set. 2020.

SANTOS, A. L., MAFALDA, S. M. A utilização da realidade virtual no ensino de astronomia em Rio Branco – Acre. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 72-82, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/3078. Acesso em: 30 jul. 2020.

VELOSO, C.; BALDUINO, I.; SANTOS, J.; MARQUES, L.; BARBOSA-JUNIOR, R.; ROSA, R. Projeto Metacast: o uso do podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Porto Alegre – RS – 20 a 22/06/2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2019/resumos/R65-0370-1.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

MOTA, M. L.; RODRIGUES, I. C. dos S.; FONSECA, W. da S. .; MARTINS, F. F. Narrativas docentes em podcast: alternativas de inserção de tecnologias digitais em contextos educativos amazônidas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e160120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1601. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1601. Acesso em: 20 abr. 2024.
Received 2020-11-30
Accepted 2020-12-16
Published 2020-12-18