O ensino de Arquitetura Inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1829

Palavras-chave:

Arquitetura Inclusiva, Desenho Universal, NBR 9050:20, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este trabalho apresenta-se como resultado da pesquisa apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulada “Ensino de Arquitetura Inclusiva para a Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência didática de inclusão social”. A finalidade desta investigação foi analisar a implementação de um projeto de extensão na modalidade à distância de ensino de Arquitetura Inclusiva, destinado aos alunos de cursos Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Espírito Santo (Ifes). Com a execução da ação extensionista, foram analisadas as atividades pedagógicas projetuais desenvolvidas pelos sujeitos participantes e a aprendizagem colaborativa a partir do uso das ferramentas educacionais da plataforma Moodle. De natureza qualitativa, a abordagem metodológica tem como pressuposto a Engenharia Didática, utilizando como instrumentos para produção de dados as observações do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a aplicação de questionário de reação online. Durante o processo investigativo, foram articulados diálogos com Cohen, Duarte, Dorneles, Clementino e Artigue, e, como consequência, foram produzidos dados que subsidiaram as conclusões a respeito das contribuições do fenômeno didático na construção de práticas pedagógicas integradoras, emancipatórias e inclusivas, destinadas à formação de profissionais comprometidos com a inclusão a partir do autorreconhecimento e da compreensão das especificidades humanas.

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Biografia do Autor

Larissa Pereira Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Larissa Pereira Fraga concluiu a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2013 e a formação técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Espírito Santo em 2008. Atualmente cursa Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfETP. Carreira desenvolvida ao longo de 10 anos na área da construção civil, realizou diversos estágios nos mais renomados escritórios da Grande Vitória durante sua formação acadêmica e hoje atua em seu escritório. Possui amplo conhecimento em gestão de projetos de arquitetura, consultoria e acompanhamento de obras e em softwares de arquitetura e modelagem 3D.

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Rony Freitas concluiu doutorado em Educação em 2010 e mestrado em Informática em 2004, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo e com pesquisas no campo da Educação Matemática. Compôs a equipe responsável pela estruturação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado em Rede Nacional por 40 Instituições Federais presentes em todos os Estados da Federação e Distrito Federal, do qual foi coordenador no período de 2016 a 2019. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática regional Espírito Santo - SBEM/ES no período de 2012 a 2018. Atualmente é Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como docente no Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática e na Licenciatura em Matemática. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo - GEPEM-ES e tem focado suas pesquisas e trabalhos atuais na confluência da Educação Matemática com tecnologias digitais, principalmente dispositivos móveis.

Poliana Daré Zampirolli Pires , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e Licenciada em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente é professora do Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes. Tem experiência na área de Ciências Agrárias com ênfase em Estatística e também na área de Educação Profissional e Tecnológica. Atua nos seguintes cursos do Instituto Federal do espírito Santo - Ifes: Engenharias, Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no Mestrado em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS).

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

FRAGA, L. P.; FREITAS, R. C. de O. .; PIRES , P. D. Z. O ensino de Arquitetura Inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e182922, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1829. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1829. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-09-03
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07