Políticas de Assistência Estudantil, no Contexto da Pandemia da Covid-19, para Permanência Discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1877

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Profissional, Permanência na Escola

Resumo

Entendemos que a educação é um dos mais importantes fatores que contribuem com a mobilidade social ascendente, pois havendo acesso à educação de qualidade o cidadão torna-se capaz de intervir de forma crítica e qualificada na sociedade, podendo, assim, reconstruir a sua realidade. Considerando a relevância da análise de políticas públicas, o objetivo geral deste estudo é identificar, na percepção dos(as) estudantes, as contribuições das políticas de assistência estudantil no IF Baiano, campus Teixeira de Freitas para a permanência no contexto da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo de caso, em que os resultados foram obtidos a partir do formulário eletrônico aplicado a um grupo de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, beneficiados(as) no ano de 2021, em plena pandemia devido à Covid-19. Busca-se identificar, assim, como a política de assistência estudantil contribui com a inclusão social, permanência e êxito destes(as) estudantes. A análise constante das políticas públicas melhora a gestão, valorizando a visão dos beneficiários, com o intuito de melhorar a política. Os resultados da pesquisa demonstram que a Política Pública de Assistência Estudantil do IF Baiano se aperfeiçoou e está em sua terceira versão, necessitando se reinventar devido ao contexto pandêmico. Assim, a assistência estudantil, mesmo com seus entraves, tem atendido aos seus objetivos, contribuindo com a inclusão, permanência e êxito.

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Biografia do Autor

Maria Soares Cunha , Universidade Federal do Sul da Bahia

Maria Soares Cunha. Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Doutoranda em Estado e Sociedade pela UFSB. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Teixeira de Freitas - BR-101, Km 882, s/n, Zona Rural, Teixeira de Freitas-BA, CEP: 45985-970. E-mail: cunha.dmaria@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9525-9183.

CV: http://lattes.cnpq.br/7458976535810129

Álamo Pimentel, Universidade Federal do Sul da Bahia

Álamo Pimentel Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado II da Universidade Federal do Sul da Bahia - Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA – BR-367 – km 10 – CEP 45810-000. E-mail: alamopimentelmcz@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6993-4483.

CV: http://lattes.cnpq.br/5299277618123064

Francisco José Alves de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Francisco José Alves de Aquino - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSC. Professor titular do  Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Avenida 13 de maio  Endereço profissional. E-mail: Av. 13 de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE. CEP: 60040-531.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2963-3250    CV: http://lattes.cnpq.br/7753822376652584 

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

CUNHA , M. S.; TEIXEIRA, D. de L.; PIMENTEL, Álamo; AQUINO, F. J. A. de . Políticas de Assistência Estudantil, no Contexto da Pandemia da Covid-19, para Permanência Discente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e187722, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1877. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1877. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-10-27
Accepted 2021-12-22
Published 2022-01-07