Análise do impacto da Política de Assistência Estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1886

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Direitos do Educando, Assistência ao Educando

Resumo

Esse artigo teve como principal objetivo analisar o impacto da assistência estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA, no Instituto Federal do Amapá. O tipo de pesquisa, quanto ao objetivo, foi uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento técnico, configurou-se em estudo de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os(as) estudantes da turma do curso Técnico em Logística, na modalidade PROEJA, na forma integrada, presencial, ingressante no ano de 2016.2. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal do Amapá, Campus Santana. Baseada no método dialético, a pesquisa se configurou como uma pesquisa de campo e teve abordagem qualitativa, utilizando-se também de dados quantitativos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de questionário de natureza semiestruturada. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que em relação aos fatores que contribuem para a permanência os(as) estudantes não trazem a assistência estudantil como fator primordial para permanência. Porém, a esperança da empregabilidade e o desejo de um futuro melhor constituem-se como prioridades para permanência no curso. Percebe-se que os(as) estudantes ainda relacionam a assistência estudantil com ajuda, apoio ou favor, descaracterizando-a da forma de direito conquistado e vinculando-a mais uma vez a benesse do Estado. Ou seja, não se reconhece que garantias como transporte, alimentação, saúde sejam dever do Estado garantir. Assim, este estudo revelou que os programas de assistência estudantil ainda são pontuais e insuficientes para se garantir a permanência e o êxito na Instituição.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

SANTOS, L. C. dos . Análise do impacto da Política de Assistência Estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e188622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1886. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1886. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-03
Accepted 2021-12-28
Published 2022-01-07