Currículo e abordagens de ensino para a Física no curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Bahia a partir das Bases Teóricas da EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1893

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino técnico, Ensino de Física

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, insere-se na discussão do ensino de ciências em espaços de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo apresentar uma proposta para a Física do 1º ano (Mecânica) em um curso técnico integrado em edificações do Instituto Federal da Bahia. Trata-se de um trabalho que expande os resultados trazidos na tese de doutorado defendida pelo autor, quando se definiu parâmetros para pensar a Física em cursos técnicos no formato de Ensino Médio Integrado (EMI); aqui, a partir de uma proposta concreta, delineamos os conteúdos e apresentamos uma abordagem de ensino, dentre as comumente utilizadas no ensino de Física. Nosso referencial toma a discussão de currículos em cursos de EMI, além de trabalhos que busquem a interseção do ensino de Física com o campo da educação e trabalho. Temos como resultado uma proposição para a Física do 1º ano, tomando uma abordagem de ensino – aqui a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – que incorpore os eixos estruturantes da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, visando à formação de um sujeito crítico e autônomo, e que fortaleça uma educação que não discrimine o tipo de ensino a ser ofertado, seja quanto ao público que a frequenta ou sua finalidade: continuidade na educação superior ou inserção profissional imediata.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

SOUZA, D. A. Currículo e abordagens de ensino para a Física no curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Bahia a partir das Bases Teóricas da EPT. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e189322, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1893. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1893. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-04
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07