Currículo e abordagens de ensino para a Física no curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Bahia a partir das Bases Teóricas da EPT
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1893Palavras-chave:
Educação Profissional, Ensino técnico, Ensino de FísicaResumo
Este artigo, de natureza teórica, insere-se na discussão do ensino de ciências em espaços de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo apresentar uma proposta para a Física do 1º ano (Mecânica) em um curso técnico integrado em edificações do Instituto Federal da Bahia. Trata-se de um trabalho que expande os resultados trazidos na tese de doutorado defendida pelo autor, quando se definiu parâmetros para pensar a Física em cursos técnicos no formato de Ensino Médio Integrado (EMI); aqui, a partir de uma proposta concreta, delineamos os conteúdos e apresentamos uma abordagem de ensino, dentre as comumente utilizadas no ensino de Física. Nosso referencial toma a discussão de currículos em cursos de EMI, além de trabalhos que busquem a interseção do ensino de Física com o campo da educação e trabalho. Temos como resultado uma proposição para a Física do 1º ano, tomando uma abordagem de ensino – aqui a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – que incorpore os eixos estruturantes da EPT: o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, visando à formação de um sujeito crítico e autônomo, e que fortaleça uma educação que não discrimine o tipo de ensino a ser ofertado, seja quanto ao público que a frequenta ou sua finalidade: continuidade na educação superior ou inserção profissional imediata.
Downloads
Métricas
Referências
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GARCIA, Nilson Marcos Dias. A Física no Ensino Técnico Industrial Federal: um retrato em formado A4. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física e Química)). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
GARCIA, Nilson Marcos Dias. Física Escolar, Ciência e Novas Tecnologias de Produção: o desafio da aproximação. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
GOMES, Saulo de Almada; SANTOS, Adriana Oliveira dos; MEIRA FILHO, Damião Pedro. O ensino de Física na formação do técnico em edificações do IFPA campus Santarém. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e9547, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9547
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
Instituto Federal da Bahia. IFBA. Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Curso Técnico Integrado de Edificações. Campus Salvador, 2011.
MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 73-80, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. HOLOS., v. 2, p. 4 -30, mar. 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, nº 7, vol. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v1i7.6702
NASCIMENTO, Augusto Sávio Guimarães do; RODRIGUES, M. F.; NUNES, Albino O. A pertinência do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 11, p. 117-129, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5457
RABONI, Paulo Cesar de Almeida. A fabricação de um óculos: resgate das relações sociais do uso e da produção de conhecimento no trabalho. 156f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1993.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário sobre Ensino Médio, 2008. Secretaria de Educação do Pará. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: Obstáculos e Possibilidades para sua Implementação no Contexto Escolar. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007;
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.
SILVA, Fábio Ramos da. Contribuições da Educação Científica CTS para o Ensino Integrado: atenuando o dualismo e a fragmentação escolar. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
SOARES, Sandro Stanley. Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2015.
SOCORRO, Marlene Santos. OS CURSOS TÉCNICOS NOS CEFET E O ENSINO DE FÍSICA: uma proposta para a promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - Centro de Ciências Físicas e Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
SOUZA, Danilo Almeida. A Física no Ensino Médio Integrado: Dimensões Curriculares e Concepções Docentes. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.
SOUZA, Danilo Almeida. Uma análise da pesquisa em ensino de Física sobre/no Ensino Médio Integrado a partir de atas dos últimos eventos de pesquisadores da área. In: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020. Anais do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2020.
SOUZA, Danilo Almeida; PENIDO, Maria Cristina Martins. A Física no Ensino Médio Técnico Integrado em edificações no Instituto Federal da Bahia: uma análise a partir do projeto pedagógico do curso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e8994, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2022-01-07
Published 2022-01-07