Sugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2193Palavras-chave:
Ensino Online, Língua Inglesa, OralidadeResumo
Desde a implementação da Internet, o ensino de línguas adicionais (LEFFA; IRALA, 2014) tem mudado e se adaptado para ajudar os alunos a aprender um novo idioma. Durante o período de isolamento da pandemia de COVID-19, doença contagiosa que se alastrou pelo mundo a partir do ano de 2020, as aulas online foram extremamente relevantes para a continuidade da Educação e, na nossa visão, tendem a ser o futuro nos institutos de idiomas. Além disso, a crescente implantação de cursos online antes, durante e depois da pandemia, tem sido uma alternativa para os aprendizes que desejam interagir com outros alunos, mas não podem frequentar integralmente as aulas presenciais. Paralelamente, é possível acreditar que uma parcela dos professores de idiomas não foi preparada para ensinar as habilidades linguístico-discursivas no formato online. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é, a partir dos conceitos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006, 2008) e da multimodalidade e dos multiletramentos (ROJO, 2009, 2016; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), apresentar sugestões de práticas ao professor para que ele possa desenvolver o ensino online com foco na produção oral. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sites relacionados ao ensino oral no formato remoto. Essa pesquisa resultou em sete sugestões de práticas voltadas para o ensino online da oralidade em língua inglesa, que têm como intuito ampliar a interação entre os pares através das abordagens multimodais e representações multiletradas que permeiam os atuais contextos sociais.
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