Escrita colaborativa e ensino
um mapeamento de publicações acadêmicas pós-BNCC e pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2354Palavras-chave:
escrita colaborativa, produção de textos, BNCC, pandemiaResumo
Seguindo o propósito de entender como a escrita colaborativa vem sendo compreendida e estudada no meio acadêmico nacional contemporâneo, este trabalho traz um excerto de um mapeamento de publicações sobre o tema nos portais da Capes, entre os anos de 2019 e 2023. O recorte temporal se definiu em função da publicação da BNCC e da instituição da pandemia de Covid-19, eventos significativos que impactaram as práticas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em contexto brasileiro. Por se tratar de uma metapesquisa de natureza bibliográfica, o percurso metodológico esteve centrado na definição de termos de busca e de critérios para a seleção de trabalhos representativos das categorias analíticas criadas. Em vista da diversidade de perspectivas teórico-metodológicas em que o tratamento da escrita colaborativa é ancorado, tanto nas produções investigadas quanto nos trabalhos anteriores com os quais dialogam, os dados foram categorizados em três grandes eixos temáticos. As análises aqui apresentadas incidem, pois, sobre artigos, dissertações e teses ilustrativos da abordagem acadêmica da escrita colaborativa em termos dos seguintes aspectos: processos de desenvolvimento, recursos para realização e aplicações práticas. Os resultados alcançados pelo mapeamento destacam tendências nas pesquisas sobre escrita colaborativa, voltadas sobretudo para a discussão desses aspectos e impulsionadas pelo uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa.
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