Escrita colaborativa e ensino

um mapeamento de publicações acadêmicas pós-BNCC e pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2354

Palavras-chave:

escrita colaborativa, produção de textos, BNCC, pandemia

Resumo

Seguindo o propósito de entender como a escrita colaborativa vem sendo compreendida e estudada no meio acadêmico nacional contemporâneo, este trabalho traz um excerto de um mapeamento de publicações sobre o tema nos portais da Capes, entre os anos de 2019 e 2023. O recorte temporal se definiu em função da publicação da BNCC e da instituição da pandemia de Covid-19, eventos significativos que impactaram as práticas de ensino e aprendizagem da língua portuguesa em contexto brasileiro. Por se tratar de uma metapesquisa de natureza bibliográfica, o percurso metodológico esteve centrado na definição de termos de busca e de critérios para a seleção de trabalhos representativos das categorias analíticas criadas. Em vista da diversidade de perspectivas teórico-metodológicas em que o tratamento da escrita colaborativa é ancorado, tanto nas produções investigadas quanto nos trabalhos anteriores com os quais dialogam, os dados foram categorizados em três grandes eixos temáticos. As análises aqui apresentadas incidem, pois, sobre artigos, dissertações e teses ilustrativos da abordagem acadêmica da escrita colaborativa em termos dos seguintes aspectos: processos de desenvolvimento, recursos para realização e aplicações práticas. Os resultados alcançados pelo mapeamento destacam tendências nas pesquisas sobre escrita colaborativa, voltadas sobretudo para a discussão desses aspectos e impulsionadas pelo uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Maria Severino Donaio Ruiz , Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Estudos da Linguagem (UEL).

Claudia de Faria Barbeta, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL).

Paula Baracat De Grande, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Referências

BARROSO, M.; COUTINHO, C. Utilização da ferramenta Google Docs no ensino das ciências naturais com alunos do 8º ano de escolaridade. Revista Iberoamericana de Informática Educativa, Minho, n. 9, p. 10-21, 2009. Disponível em: https://tinyurl.com/ytbvg693. Acesso em: 18 jun. 2024.

BOLD, R. M. The return of the social author: negotiating authority and influence on Wattpad. Convergence, Bedfordshire, v. 24, n. 2, p. 117-136, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/yqzcvhwy. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856516654459

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 17-44, 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/yqrarfbl. Acesso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y4lqrr4s. Acesso em: 18 jun. 2024.

CATTAFI, R.; METZNER, C. A didactic experience in collaborative learning. Issues in Informing Science and Information Technology, California, v. 4, p. 15-28, 2007. Disponível em: https://tinyurl.com/ymempcwa. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.28945/929

CAVALCANTE, S. A. L. A escrita colaborativa da descrição técnica num curso técnico profissionalizante do Instituto Federal de Alagoas. 2022. 278f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Disponível em: https://tinyurl.com/ywss5xqz. Acesso em: 18 jun. 2024.

COLEN, K.; PETELIN, R. Challenges in collaborative writing in the contemporary corporation. Corporate Communications: an International Journal, Leeds, v. 9, n. 2, p. 136-145, 2004. Disponível em: https://tinyurl.com/yp5sxvba. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/13563280410534339

COSTA, M. R. M.; COELHO, P. M. F.; TAVARES, S. M. N. Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/yn7vnjhh. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13217.010

COSTA FILHO, R. B.; SILVA, E. M. Tecnologias digitais e (re)contextualizações de práticas de letramento em situação de ensino remoto emergencial. LínguaTec, Bento Gonçalves, v. 7, n. 2, p. 134152, 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/yuth2yl5. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6327

FALCÃO, B. A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano. 2021. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tinyurl.com/yw2nknlg. Acesso em: 18 jun. 2024.

HORTON, M. et al. Exploring the impact of face-to-face collaborative technology on group writing. Journal of Management Information Systems, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 27-48, 1991. Disponível em: https://tinyurl.com/3ath2aud. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/07421222.1991.11517928

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (ed.). A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007. p. 1-24.

LOWRY, P. B.; CURTIS, A.; LOWRY, M. Building a taxonomy and nomenclature of collaborative writing to improve interdisciplinary research and practice. Journal of Business Communication, Pennsylvania, n. 41, v. 1, p. 66-99, 2004. Disponível em: https://tinyurl.com/yqyyonbj. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/0021943603259363

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.

MOREIRA, C. G. L. Produção colaborativa de textos com mediação digital: um estudo no Ensino Médio à luz da noção de multiletramentos. 2020. 107f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://tinyurl.com/yt7cyhy6. Acesso em: 18 jun. 2024.

OXNEVAD, S. 6 powerful Google Docs features to support the collaborative writing process. Getting Smart, Blog, 3 set. 2012. Disponível em: https://tinyurl.com/yvdlqh6n. Acesso em: 18 jun. 2024.

PAIVA, F. A. Manutenção do tópico discursivo de resenha de estudantes com autoria compartilhada em escrita colaborativa na Wiki. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 20, n. 1, p. 15-31, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/ytehbcly. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-200102-9618

PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PIEREZAN, D. M. S.; CASTELA, G. S. Práticas colaborativas de escrita e multiletramentos na produção textual do Ensino Médio. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 292-313, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/ymbpc2xy. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4021

PINHEIRO, P. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 9, n. 3, p. 226-239, 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/yrmb7aws. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2011.93.07

PRADO, A. C. D. R. Participação, negociação e escolhas: como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Estadual do Oeste da Bahia, Vitória da Conquista. Disponível em: https://tinyurl.com/yktg99g6. Acesso em: 18 jun. 2024.

ROSA, A. M. A escrita colaborativa em ambientes digitais: o uso da ferramenta Wiki como prática de letramento digital com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://tinyurl.com/ywldhssu. Acesso em: 18 jun. 2024.

RUIZ, E. M. S. D. A construção da escrita acadêmica colaborativa estudantil em conversas digitalizadas. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 50, n. 3, p. 1261-1282, dez. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/4rrvv4wp. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3040

RUIZ, E. M. S. D. O uso do whatsapp por estudantes de Letras para a aprendizagem da escrita colaborativa. In: COSTA, H. (org.). Educação a Distância Contemporânea: o analógico e o digital. São Paulo: Editora Científica Digital, 2022. p. 123-137. DOI: https://doi.org/10.37885/220207944

RUIZ, E. M. S. D. et al. Escrita colaborativa em sala de aula: o que dizem as pesquisas? 2024 (no prelo).

SHARP, V. Computer education for teachers: integrating technology into classroom teaching. 6. ed. Hoboken: John Wiley, 2009.

SILVA, A. N. Narrativas digitais como ambientes de colaboração: um estudo netnográfico à luz da ecologia dos meios. 2022. 164f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://tinyurl.com/yvkd9fqn. Acesso em: 18 jun. 2024.

TREINTA, F. T. et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, São José dos Campos, v. 24, n. 3, p. 508-520, 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/yl8tt2gw. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132013005000078

WOLFE, J. The role of writing in effective team projects: students and professionals differ. Proceedings Frontiers in Education 35th Annual Conference, Indianopolis, USA, p. T4F-19, 2005. Disponível em: https://tinyurl.com/yw7l9je3. Acesso em: 18 jun. 2024.

Publicado

05-07-2024

Como Citar

RUIZ, E. M. S. D.; GUERRA JUNIOR, A. L.; BARBETA, C. de F.; GRANDE, P. B. D. Escrita colaborativa e ensino: um mapeamento de publicações acadêmicas pós-BNCC e pós-pandemia. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e235424, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2354. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2354. Acesso em: 19 jul. 2024.