Aplicação de jogos digitais baseados no Construcionismo para a Educação Básica

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2403

Palavras-chave:

jogos digitais, ensino, construcionismo, revisão sistemática de literatura

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática na literatura para investigar quais benefícios e dificuldades são encontrados na aplicação de jogos digitais baseados no Construcionismo, inquirindo também a respeito de quais componentes curriculares e quais os meios digitais utilizados. As etapas desenvolvidas tiveram como pilar metodológico o relatório técnico redigido por Kitchenham, e teve sua string de busca aplicada nas bases Education Resources Information Center (ERIC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Periódicos CAPES. Analisando produções publicadas entre 2013 e 2022, foram obtidos 22 resultados na primeira fase de aplicação da string e, posteriormente, com o refinamento por meio dos critérios de exclusão, 10 itens contemplaram as questões de pesquisa. Entre os resultados positivos estão a possibilidade de compartilhar conhecimentos através da construção de jogos, desenvolvendo a criatividade e a visão sistêmica. Alguns dos desafios encontrados são a sobrecarga de informações e a utilização esvaziada de sentido pedagógico da tecnologia digital. A aprendizagem de Matemática, Pensamento Computacional, Ciências, História e Estudos Sociais, adicionados a situações multidisciplinares tem muito a ganhar com a ampliação do uso de ferramentas tecnológicas digitais como LearnCraft, App Inventor, Scratch, Matlab, Minecraft e Arduino. Fica reforçada a importância dos citados jogos digitais baseados no Construcionismo para ampliar o engajamento dos estudantes nas aulas onde se propõe seu uso, apesar dos desafios encontrados para sua ampla utilização em sala de aula.

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Biografia do Autor

Kaliza Holanda da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2016). Atualmente é professora área específica- História pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Atualmente é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

SILVA, K. H. da .; LIMA, L. de; BARROS FILHO, E. M. de . Aplicação de jogos digitais baseados no Construcionismo para a Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e240324, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2403. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2403. Acesso em: 14 dez. 2024.