Produto educacional
diário pedagógico sobre práticas de gêneros e sexualidades como potencialidade no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2488Palavras-chave:
produto educacional, gêneros e sexualidades, ensino fundamental, práticas pedagógicasResumo
O presente artigo visa problematizar a potencialidade e limites das sugestões de práticas contidas no produto educacional de um Diário Pedagógico, entendendo-o como ferramenta inspiradora para a produção de currículos outros que abarquem as diferenças e trabalhem e discutam as questões de gêneros e sexualidades no ensino fundamental (anos iniciais). O referencial teórico baseia-se nas discussões de gêneros e sexualidades, sustentadas numa perspectiva de entendimento dos processos de (re)produção de normativas e agenciamentos nos espaços escolares, em especial no currículo, como construções discursivas, sociais e culturais de um tempo histórico. A metodologia consiste na análise crítica do diário pedagógico com apontamentos sobre os limites e as potencialidades das práticas contidas no produto, em diálogo com o referencial teórico dos estudos de gêneros e sexualidades vinculados a uma perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana. Infere-se que o diário pedagógico apresenta sugestões de práticas interessantes e potentes, que podem inspirar docentes a produzir outros currículos que subvertam as assimetrias de gêneros e sexualidades presentes nos espaços educativos formais, e assim possibilitem a produção, invenção e criação de práticas pautadas na/com as diferenças. Os limites podem ser entendidos como as resistências que a escola pode apresentar, ou a ausência de formação docente que discuta as temáticas citadas para o uso do referido diário.
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