Produto educacional

diário pedagógico sobre práticas de gêneros e sexualidades como potencialidade no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2488

Palavras-chave:

produto educacional, gêneros e sexualidades, ensino fundamental, práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo visa problematizar a potencialidade e limites das sugestões de práticas contidas no produto educacional de um Diário Pedagógico, entendendo-o como ferramenta inspiradora para a produção de currículos outros que abarquem as diferenças e trabalhem e discutam as questões de gêneros e sexualidades no ensino fundamental (anos iniciais). O referencial teórico baseia-se nas discussões de gêneros e sexualidades, sustentadas numa perspectiva de entendimento dos processos de (re)produção de normativas e agenciamentos nos espaços escolares, em especial no currículo, como construções discursivas, sociais e culturais de um tempo histórico. A metodologia consiste na análise crítica do diário pedagógico com apontamentos sobre os limites e as potencialidades das práticas contidas no produto, em diálogo com o referencial teórico dos estudos de gêneros e sexualidades vinculados a uma perspectiva pós-estruturalista de inspiração foucaultiana. Infere-se que o diário pedagógico apresenta sugestões de práticas interessantes e potentes, que podem inspirar docentes a produzir outros currículos que subvertam as assimetrias de gêneros e sexualidades presentes nos espaços educativos formais, e assim possibilitem a produção, invenção e criação de práticas pautadas na/com as diferenças. Os limites podem ser entendidos como as resistências que a escola pode apresentar, ou a ausência de formação docente que discuta as temáticas citadas para o uso do referido diário. 

 

Crossmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Jamerson da Silva Brito, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2023 - presente). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED (2023) e Graduado em Pedagogia (2020) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2024 - presente). Especialista em Docência na Educação Básica - EDUBas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023). Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Davinópolis/MA (2020 - presente). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade - Gesed/UFJF (2023 - presente) e do grupo Histórias de Formação de Professores que ensinam Matemática - Hifopem da Universidade São Francisco - USF (2024 - presente). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2022 - presente) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - BIOGraph (2024 - presente). Atualmente pesquiso sobre: Gêneros e Sexualidades, Currículos, Estudos Queerdecoloniais, Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas.

Referências

APPLE, M. Educação e Poder. Tradução de Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre, Artes Médicas, 1989.

APPLE, M. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 288p.

BRITO, J. J. S. Nossa presença incomoda!? A (re)produção dos currículos na formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4956. Acesso em: 02 out. 2024.

BRITO, J. J. S.; MOURA, J. F. Narrativas de Crianças Sobre as Relações de Gêneros no Currículo: uma análise à luz dos estudos QUEER. Humanas Sociais & Aplicadas, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 25–38, 2020. Disponível em: https://www.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/2003. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.25242/8876102820202003

BRITO, J. J. S.; ZAPAROLI, W. G. Narrativas de docentes LGBTIA+: currículos e práticas pedagógicas em gêneros e sexualidades. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1231–1245, 2024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16755. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16755

BENTO, B. Na Escola se Aprende que a Diferença Faz a Diferença. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/DMNhmpzNbKWgH8zbgQhLQks/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Tradução de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1992.

CAPES. Sobre a CAPES. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-cap. Acesso em: 02 out. 2024.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Thereza da Costa Albuquerque. 12. ed. São Paulo, Paz e Terra, 2021.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

FRANCO, M. A. do R. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educação e Pesquisa, [S. l.], 2015, v. 41, n. 3, p. 601-614. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gd7J5ZhhMMcbJf9FtKDyCTB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S. l.], v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

LOURO, G. L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. ed. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2018. 109 p.

LUGONES, M. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, 2008. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.25058/20112742.340

LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013

MARTINS, J. Anotações em torno do conceito de Educação para Convivência com o Semi-Árido. In: Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro. Educação para a convivência com o Semi-Árido Brasileiro: reflexões teórico práticas. Bahia: Selo Editorial RESAB, 2004. Disponível em: http://plataforma.redesan.ufrgs.br/biblioteca/pdf_bib.php?COD_ARQUIVO=11317. Acesso em: 02 out. 2024.

MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed., n. 6. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

PARAÍSO, M. A. Um currículo entre formas e forças. Revista Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 49-58, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/18443. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18443

PARAÍSO, M. A. Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 206-237, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016206. Acesso em: 02 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723817332016206

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 17-37.

SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020. 156p.

UFJF. Produto Educacional. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/discentes/produto-educacional-3/. Acesso em: 02 out. 2024.

Downloads

Publicado

31-01-2025

Como Citar

BRITO, John Jamerson da Silva. Produto educacional: diário pedagógico sobre práticas de gêneros e sexualidades como potencialidade no ensino fundamental . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e248825, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2488. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2488. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional