O comitê ad hoc como dispositivo para validação de produtos educacionais oriundos de Pesquisas Narrativas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2544Palavras-chave:
formação de professores, produção técnico-científica, validação, ensinoResumo
O produto educacional para a área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) emerge de um processo criativo que integra atividades de investigação e intervenção em um ambiente profissional. No âmbito do doutorado profissional, a implementação do produto deve ocorrer junto ao público-alvo da pesquisa, sujeitando-se a avaliações, revisões e validações em duas etapas distintas. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de suscitar as potencialidades do comitê ad hoc na validação de produtos educacionais resultantes de pesquisas narrativas em contextos de formação docente. A iniciativa de discutir as reflexões acerca dos processos de validação desses produtos educacionais é fundamentada nas especificidades de duas pesquisas de doutoramento que se encontram em andamento dentro de um programa de pós-graduação profissional. Metodologicamente, o presente artigo utiliza a pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos relacionados à etapa de validação de produtos educacionais na área de Ensino. Além disso, incorpora elementos da Pesquisa Narrativa com o objetivo de compreender as experiências de pesquisa e prática profissional associadas a dois produtos educacionais. Os resultados indicam que o comitê ad hoc se estabelece como uma comunidade responsiva e, quando associado a outros dispositivos, como a entrevista narrativa, pode revelar contribuições significativas para o aprimoramento do produto educacional. Em síntese, o comitê ad hoc preserva a fidelidade às concepções teóricas, políticas, metodológicas e epistemológicas inerentes à Pesquisa Narrativa e dispõe de indicadores para o refinamento de um produto educacional voltado à formação de professores.
Downloads
Referências
ALVAREZ, A. A. F. de. As potencialidades da pesquisa com narrativas: reminiscências a partir da narração do outro. In: NACARATO, A. M.; MOURA, J. F. de. Como nos tornamos pesquisadores narrativos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.104.117-140
ANDRADE, B. da S.; COELHO, I. M. W. da S. Validação de produto educacional para contexto de ensino indígena realizada por um comitê ad hoc. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 11, p. 219, 234. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8194. Acesso em: 12 out. 2024.
ANDRADE, L. A. de.; NEGRÃO, F. C.; GONZAGA, A. M. Reflexões sobre a Pesquisa Narrativa: modos outros de fazer Ciência. In: SIMPÓSIO EM ENSINO TECNOLÓGICO NO AMAZONAS, 9., 2023. Manaus. Anais [...]. Manaus: IFAM, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZiN_Wq-nQ_g8ZKlA8sMcfhiM-WjsQUjJ/view. Acesso em: 04 maio 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES nº 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. Brasília, 1995. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2184/portaria-capes-n-47. Acesso em: 07 out. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Brasília, 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2183/portaria-capes-n-80. Acesso em: 07 out. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 07 out. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grupo de Trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf. Acesso em: 07 out. 2024.
BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES nº 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-Capes-060-2019-03-20.pdf. Acesso em: 07 out. 2024.
CARLOS, V. de F. C. D.; PANOSSIAN, M. L. Produto educacional para formação de professores: elaboração e validação no movimento da pesquisa. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 8, n. 2, p. 2287-2313, 2024. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1590/1282. Acesso em: 12 out. 2024.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CURI, E. et al. Doutorado Profissional: desafios da implantação dos quatro primeiros cursos da área de Ensino. Revista Ciências & Ideia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 217-227, 2021. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1702. Acesso em: 25 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1702
DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/?lang=pt. Acesso em: 26 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15. Acesso em: 02 dez. 2023.
FELICIO, C. et al. Proposta de Educação Ambiental crítica no contexto da iniciação à docência: construção e validação de um produto educacional. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 13, n. 1, p. 85-97, 2021. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3949. Acesso em: 12 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3949
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOMES, A. A. M. “A vida desse meu lugar” como integrante do HIFOPEM. In: NACARATO, A. M.; MOURA, J. F. de. Como nos tornamos pesquisadores narrativos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.104.29-54
GUEDES, A. O.; RIBEIRO, T. Revelar-se ou ocultar-se? Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa. In: GUEDES, A. O.; RIBEIRO, T. (org.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 19-46.
KAPLÚN, G. Material educativo: a experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 27, p. 46-60, 2003. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491. Acesso em: 15 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60
LEITE, P. S. C. Proposta de avaliação coletiva de materiais educativos em mestrados profissionais na área de ensino. Campo Abierto, Badajoz, v. 38, n. 2, p. 185-198, 2019. Disponível em: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/3516. Acesso em: 22 set. 2024.
MENDONÇA, A. P. et al. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 8, e211422, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2114. Acesso em: 22 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2114
NEGRÃO, F. C.; ANDRADE, L. A. de.; GONZAGA, A. M. Produtos Educacionais e Pesquisa Narrativa: pontos e contrapontos. In: SIMPÓSIO EM ENSINO TECNOLÓGICO NO AMAZONAS, 9., 2023. Manaus. Anais [...]. Manaus: IFAM, 2023b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZiN_Wq-nQ_g8ZKlA8sMcfhiM-WjsQUjJ/view. Acesso em: 04 mai. 2024.
NEGRÃO, F. C.; GONZAGA, A. M. Produtos educacionais e narrativas (auto)biográficas: O que tem sido produzido nos programas de pós-graduação profissionais da área de Ensino? Revista Cocar, Belém, v. 20, n. 38, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7715. Acesso em: 5 jun. 2024.
PÉREZ-GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 93-114.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, T.; SAMPAIO, C. S.; SOUZA, R. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 135–154, 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9271. Acesso em: 21 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9271
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 22 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657
ROCHA, S. L. et al. Validação de produtos educacionais em Ensino em Saúde. Belém: Neurus, 2024. DOI: https://doi.org/10.29327/5363768
RÔÇAS, G.; BOMFIM, A. M. do. Do embate à construção do conhecimento: a importância do debate científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 3–7, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gNGrBJyLFQnV8qmwqR7bPHN/. Acesso em: 16 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010001
RÔÇAS, G.; MOREIRA, M. C. do A.; PEREIRA, M. V. "Esquece tudo o que te disse": os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 8, n. 1, p. 59-74, 2018. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2624. Acesso em: 22 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v8i1.2624
TEIXEIRA, E. Validação e avaliação de produtos tecnológicos. 2021. Disponível em: https://www.retebrasil.com.br/pagina.php?cat=179. Acesso em: 12 out. 2024.
TOMÉ, G. M. et al. Validação de um produto educacional em formato de manual didático ilustrado sobre curiosidades, anatomia e histologia de serpentes. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 31, p. 1-26, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/71371. Acesso em: 12 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.71371
VIANA, A. de S. Processo de elaboração de produto educacional em uma pesquisa de doutorado profissional do IFES. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 27., 2023, Vitória. Anais [...], Vitória: SBEM, 2023, p. 1-11.
ZIHLMANN, K. F.; MAZZAIA, M. C. Aprimoramento da Ficha de Validação de Produtos Educacionais na pós-graduação profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 75, n. 2, p. 1-7, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/CYMd4RFRKKDvMhWrWTdnqvB/?lang=pt#. Acesso em: 12 out. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.