O comitê ad hoc como dispositivo para validação de produtos educacionais oriundos de Pesquisas Narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2544

Palavras-chave:

formação de professores, produção técnico-científica, validação, ensino

Resumo

O produto educacional para a área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) emerge de um processo criativo que integra atividades de investigação e intervenção em um ambiente profissional. No âmbito do doutorado profissional, a implementação do produto deve ocorrer junto ao público-alvo da pesquisa, sujeitando-se a avaliações, revisões e validações em duas etapas distintas. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de suscitar as potencialidades do comitê ad hoc na validação de produtos educacionais resultantes de pesquisas narrativas em contextos de formação docente. A iniciativa de discutir as reflexões acerca dos processos de validação desses produtos educacionais é fundamentada nas especificidades de duas pesquisas de doutoramento que se encontram em andamento dentro de um programa de pós-graduação profissional. Metodologicamente, o presente artigo utiliza a pesquisa bibliográfica para discutir os conceitos relacionados à etapa de validação de produtos educacionais na área de Ensino. Além disso, incorpora elementos da Pesquisa Narrativa com o objetivo de compreender as experiências de pesquisa e prática profissional associadas a dois produtos educacionais. Os resultados indicam que o comitê ad hoc se estabelece como uma comunidade responsiva e, quando associado a outros dispositivos, como a entrevista narrativa, pode revelar contribuições significativas para o aprimoramento do produto educacional. Em síntese, o comitê ad hoc preserva a fidelidade às concepções teóricas, políticas, metodológicas e epistemológicas inerentes à Pesquisa Narrativa e dispõe de indicadores para o refinamento de um produto educacional voltado à formação de professores.

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Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (UNL). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Luciani Andrade de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutoranda em Ensino Tecnológico (IFAM). Mestre em Ensino Tecnológico (IFAM - 2016). Especialista em Gestão Ambiental Empresarial (UFAM - 2007). Graduada em Administração (UFAM -2004). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Cinara Calvi Anic, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. Mestra em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

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Publicado

31-01-2025

Como Citar

NEGRÃO, Felipe da Costa; ANDRADE, Luciani Andrade de; ANIC, Cinara Calvi. O comitê ad hoc como dispositivo para validação de produtos educacionais oriundos de Pesquisas Narrativas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e254425, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2544. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2544. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional