Desdobramentos de um processo formativo

análises e reflexões de estudantes da Amazônia sobre a temática do lixo

Autores

  • Vandressa Caldas Amorim Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA https://orcid.org/0000-0002-0366-1934
  • Luely Oliveira da Silva Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2574

Palavras-chave:

formação docente, interdisciplinaridade, meio ambiente, ensino

Resumo

O artigo apresenta os resultados referente a uma investigação realizada a partir do desdobramento e inserção social do processo formativo “Ilhas na Amazônia Paraense: navegando pelos rios da interdisciplinaridade na formação docente” construído no Programa de Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Objetivou-se reaplicar as práticas formativas construídas com os docentes de diferentes áreas do conhecimento, possuindo como base as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, visando identificar os indícios de aprendizagens dos estudantes de uma escola de Ensino Médio sobre a temática "lixo", a partir da elaboração de uma mostra cultural intitulada “Lixo e meio ambiente: pensar no futuro é agir agora”. No que concerne à metodologia, apresenta natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e utiliza questionários como técnica de coleta dos dados, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram o impacto desse evento na compreensão interdisciplinar do lixo, favorecendo uma consciência ambiental e o desenvolvimento de competências interpessoais, além de engajar a comunidade escolar nesse processo. Portanto, espera-se que este estudo inspire e atue como um interlocutor na formação de cidadãos responsáveis em relação ao meio ambiente.

Crossmark

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vandressa Caldas Amorim, Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (2016). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Atualmente faz parte do quadro de servidores do Estado do Pará.

Luely Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Docência em Ensino Superior e Mestre em Química Orgânica – linha de pesquisa em Produtos Naturais (Universidade Federal do Pará – UFPA). Doutorado em Química Orgânica – linha de pesquisa em Síntese Orgânica (UFPA). Pós-Doutorado em Síntese Orgânica (UFSCar). Professora da Universidade do Estado do Pará – Campus I (Belém). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA).

Referências

ALBUQUERQUE, B. P. As relações entre o homem e a natureza e a crise socio-ambiental. 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

AZEVEDO, L. M. de; PETRUCCI-ROSA, M. I. Uma revisão de literatura sobre interdisciplinaridade, currículo e formação docente em física. Investigações em Ensino De Ciências, Porto Alegre, v. 28, n.2, p. 193-217, 2023. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/3159/858. Acesso em: 18 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2023v28n2p193

BAIA, S. F.; MACHADO, L. R. S. Relações interpessoais na escola e o desenvolvimento local. INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 22, n. 1, p. 177-193, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/grXFbSRWQt5Zt64YDwLXjVh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2355

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 24 jul. 2024.

BORGES, H. S. et al. Contexto amazônico e a formação de professores/as do campo no Amazonas. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 7, e13333, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/13333. Acesso em: 28 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13333

BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 24 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Considerações sobre classificação de produção técnica-educacional. Brasília: MEC/CAPES, 2016. Disponível em: https://propesp.uepa.br/ppgesa/wp-content/uploads/2021/01/DOCUMENTO-CRITERIOS-PRODUCAO-TECNICA-EDUCACIONAL-ENSINO.pdf. Acesso em: 22 nov. 2024.

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/201. Acesso em: 28 dez. 2024.

CONDE, I. B. Educação Ambiental na Escola. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 100p. 2016.

CORREIA, J. N.; ANDRADE, A. A. F.; LIMA, N. B. Lixo e Reciclagem: a Percepção Ambiental de estudantes de Escolas Públicas e Privadas do Município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Perspectivas Online, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, 2016. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/972. Acesso em: 28 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.25242/88766152016972

DARROZ, L. M.; NICOLODI, J. C.; ROSA, C. T. W. da. Aprender ensinando: o que dizem as pesquisas sobre o tema. Revista FAEEBA, Salvador, v. 30, n. 62, p. 223-242, abr./jun., 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9388/8138. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242

Acesso em: 22 nov. 2024.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.

FOUREZ, G. et al. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.

FOUREZ, G. Se représenter et mettre em oeuvre l’interdisciplinatité à l’école. Revue des sciences de l’éducation, v. 24, n. 1, 1998. Traduzido por Paulo Ricardo da Silva Rosa. DOI: https://doi.org/10.7202/031960ar

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.

GIROUX, H. Os professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOODSON, I. et al. The journey of school knowledge in High School and the concept of refraction. Revista Pro-Posições, Campinas, v. 29, n.1, p. 296-320, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/n54L9NXHBsmRHJL7PpfFF9v/?lang=en. Acesso em: 28 de out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0052

GONÇALVES, C. E. L. de C. et al. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/500. Acesso em: 9 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.500

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LIMA, G. F. C.; TORRES, M. B. R. Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da educação ambiental em contextos escolarizados. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77819, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/mHtMQ5TBWkV8yd9fJ4kFW6K/ Acesos em: 22 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77819

MENDONÇA, A. P. et al. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional?: Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, e211422, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2114. Acesso em: 9 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2114

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva: Processo Reconstrutivo De Múltiplas Faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?lang=pt Acesso em: 22 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.

ROBAINA, J. V. de L. et al. (org.). Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. 1. ed. Curitiba, PR: Bagai, 2021.

ROSA, M. F. S.; SOUZA, R. F.; Processo de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 9, n. jan./dez., p. e213323, 2023. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2133. Acesso em: 10 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2133

RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 9 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657

RÔÇAS, G; BOMFIM, A. M. Do embate à construção do conhecimento: a importância do debate científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, p. 3-7, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gNGrBJyLFQnV8qmwqR7bPHN/?lang=pt. Acesso em: 28 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180010001

SAVEGNAGO, C. L.; GOMEZ, S. R. M. Inserção social no contexto dos mestrados profissionais em educação: Social insertion in the context of professional master´s degrees in education. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4369. Acesso em: 9 jul. 2024.

SANTANA, W. V. de; OSÓRIO, N. B.; ROCHA, J. D. T. Uma revisão sobre a formação de professores na Amazônia. IOSR Journal Of Humanities And Social Science, [S. l.], v. 28, n. 3, 2023. Disponível em https://www.iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol.28-Issue3/Ser-1/G2803015661.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.

SANTOS, P. T. A et al. Lixo e Reciclagem como tema motivador no Ensino de Química. Eclética Química, São Paulo, v. 1, n. 36, 2011. Disponível em: https://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/article/view/132/100. Acesso em: 22 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-46702011000100006

SIQUEIRA, A. O.; SILVA, J. M. N. da. Formação inicial de professores na Amazônia Paraense: o que dizem as pesquisas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, Piauí, v. 5, n. 3, p. 01-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/download/3725/3289/11111. Acesso em: 22 nov. 2024.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

31-01-2025

Como Citar

AMORIM, Vandressa Caldas; SILVA, Luely Oliveira da. Desdobramentos de um processo formativo: análises e reflexões de estudantes da Amazônia sobre a temática do lixo . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e257425, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2574. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2574. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Produto/Processo Educacional