Desdobramentos de um processo formativo
análises e reflexões de estudantes da Amazônia sobre a temática do lixo
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2574Palavras-chave:
formação docente, interdisciplinaridade, meio ambiente, ensinoResumo
O artigo apresenta os resultados referente a uma investigação realizada a partir do desdobramento e inserção social do processo formativo “Ilhas na Amazônia Paraense: navegando pelos rios da interdisciplinaridade na formação docente” construído no Programa de Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Objetivou-se reaplicar as práticas formativas construídas com os docentes de diferentes áreas do conhecimento, possuindo como base as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, visando identificar os indícios de aprendizagens dos estudantes de uma escola de Ensino Médio sobre a temática "lixo", a partir da elaboração de uma mostra cultural intitulada “Lixo e meio ambiente: pensar no futuro é agir agora”. No que concerne à metodologia, apresenta natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e utiliza questionários como técnica de coleta dos dados, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram o impacto desse evento na compreensão interdisciplinar do lixo, favorecendo uma consciência ambiental e o desenvolvimento de competências interpessoais, além de engajar a comunidade escolar nesse processo. Portanto, espera-se que este estudo inspire e atue como um interlocutor na formação de cidadãos responsáveis em relação ao meio ambiente.
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