Perspectivas e desafios para uma agenda de impacto na área de Ensino

um processo de construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2616

Palavras-chave:

Ensino, Impacto da Pesquisa, Avaliação, Produção científica, Artigo Científico

Resumo

Este estudo tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o impacto na área de Ensino. Por meio de uma análise da literatura e dos documentos da Capes, busca evidenciar a diversidade de perspectivas e os desafios associados à avaliação do impacto, tanto no âmbito acadêmico quanto social. O estudo destaca o papel fundamental do artigo científico na disseminação do conhecimento e na geração de impacto, sublinhando a necessidade de expandir o entendimento sobre os benefícios que as pesquisas proporcionam à sociedade. Além disso, enfatiza a importância de desenvolver um arcabouço teórico e metodológico capaz de abordar a avaliação multidimensional do impacto, considerando a complexidade e a diversidade dos contextos educacionais. Por fim, ressalta-se a necessidade de fomentar estratégias e políticas institucionais que promovam a produção de pesquisas com impacto significativo e possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua de seus resultados.

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Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutora em Linguística. Professora Titular do Instituto Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Perspectivas e desafios para uma agenda de impacto na área de Ensino: um processo de construção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e261625, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2616. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2616. Acesso em: 28 abr. 2025.