Formação de professores: aprendizagem da docência

Autores

  • Isabel do Socorro Lobato Beltrão Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Amarildo Menezes Gonzaga Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET/AM)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.325

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação de professores, Aprendizagem da docência

Resumo

O trabalho apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo, compreender a concepção de docência dos formadores da Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas e identificar possível distinção na concepção de prática docente entre formadores do curso. Para tanto, numa abordagem qualitativa utilizou-se história oral temática com base na entrevista narrativa de dez formadores. De acordo com os resultados obtidos podemos inferir que, não há distinção na concepção de prática docente entre formadores lincenciados e/ou bacharéis, e que, em suas práticas docentes ainda predominam a transmissão de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática  (REAMEC), Polo Acadêmico UEA. Professora no Centro de Estudos Superiores de Parintins. Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

 

Amarildo Menezes Gonzaga, Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET/AM)

Doutor em Educação pela Universidade de Valladolid-Espanha (2002). Professor do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET/AM) e do Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo UEA. Manaus, AM, Brasil. 

Referências

ALMEIDA, M. I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. (Org.) Tradução: GUARESCHI, P. A. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BELTRÃO, I. S. L.; GONZAGA, A. M. Narrativas de professores de matemática: desafios nas práticas docentes. Curitiba: Appris, 2013.

BRASIL. Ministério de Educação. LDB - Lei no 9.9394/96. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Resolução no 2, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 12 dez. 2017.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: ROCHA, L. O. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FARIAS, I. M. S. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 3 ed. Brasília: Líber Livro, 2011.

GARNICA, A. V. M.; SALANDIN, M. E. M. Livros, leis, leituras e leitores: exercícios de interpretação para a história da educação matemática. Curitiba: Appris, 2014.

GAUTHIER. C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. Ijuí-SC, Unijuí, 1998.

IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. Tradução: LEITE, S. C. São Paulo: Cortez, 2012.

MARCELO, C.; PRYJMA, M. A aprendizagem docente e os programas de desenvolvimento profissional. In: PRYJMA, M. (org.). Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Curitiba: Ed. UFTPR, p. 37-53, 2013.

MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. A; SILVA JÚNIOR, A. C; PAGOTTO, M. D. S; NICOLETTI, M. G. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, p. 23-54, 2013.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2013.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: CAMPOS, E. N. et al. (Orgs.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6 ed. São Paulo: Cortez. p. 15-34, 2008.

SILVA, C. C. R.; COSTA, B. C. C.; ALBINO, G. G. Docência: conhecimentos necessários ao exercício da profissão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, São Paulo. Anais..., São Paulo, ENPEC, 2013, p.1-8. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0825-1.pdf> Acesso em: 20 mar. 2017.

SCHÕN, D. Educando o professor reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, L. S. The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

TARDIF, M., LESSARD C. & LAHAYE, L. Enseignants des ordres d’enseignement primaire et secondaire face aux savoirs: Esquisse d’une problématique du savoir enseignant. Sociologie et sociétés, vol. 23, n. 1, p. 55–69, 1991. Disponível em: <http://www.erudit.org/r ... 991/v23/n1>. Acesso em: 11 mar. 2017.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

BELTRÃO, I. do S. L.; GONZAGA, A. M. Formação de professores: aprendizagem da docência. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.325. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/325. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2018-05-04
Accepted 2018-11-16
Published 2018-12-26