Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática

Autores

  • Andréia Maciel da Silva IFRO

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.350

Palavras-chave:

Facebook, Ensino, Informática, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo atuar no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Cacoal, no ensino da disciplina de “Introdução à Informática”, a fim de fornecer subsídios para desenvolver interações que privilegiem a aprendizagem por meio do Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse contexto, para se realizar a pesquisa a metodologia implantada foi da pesquisa-ação, que estabelece uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação participante, o diário de campo, a entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o Facebook é um espaço propício para trabalhar diversos conteúdos de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Maciel da Silva, IFRO

Possui duas graduações, sendo em Desenvolvimento de Sistemas de Informação pela UNESC (2005), em Pedagogia-Séries iniciais pela Universidade Norte do Paraná (2009). Possui duas especializações, sendo em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC), Tecnologias e Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo. Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar na Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ação em Educação. Experiência com a docência desde 2004 no ensino de Informática. Atualmente exerce o cargo de Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Informática. Orientadora de estágio, Pesquisadora, Coordenadora de Projetos de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal.

Referências

ARAÚJO, M.M.S. O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line. Revista Brasileira de Educação, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a10v1236.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2015.

ARIMA, K; MORAES. M. O futuro da Web está no Facebook? Revista Info Exame, n. 300, Editora Abril, fev. 2011.

BRAGA, Denise Bértoli. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.

BRASIL. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em: 15 dez. 2015.

CAMPOS, Thiago Cordeiro de S.; BARCELOS, Gilmara T. Uso do facebook como ferramenta educacional: rede social ampliando as discussões escolares. & 7º Congresso Integrado de Tecnologia da Informação CITI, 2012.

CARITÁ, Edilson Carlos; PADOVAN, Victor de Toni; SANCHES, Leandro Manuel Pereira. Uso de redes sociais no processo ensino-aprendizagem: avaliação de suas características. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/61.pdf>. Acesso em: ago. 2014.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DIAS, Rosilâna Aparecidade; LEITE, Lígia Siva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis: Vozes, 2010.

FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

G1. Facebook atinge marca de 1 bilhão de usuários todos os dias. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/facebook-atinge-marca-de1-bilhao-de-usuarios-todos-os-dias.html>. Acesso em: 03 mai. 2016.

KENSKI, Vani Moreira. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. Cadernos Pedagogia Universitária. São Paulo: 2008.

KENSKI, Vani Moreira.Tecnologias e ensino presencial a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARCON, K.; MACHADO, J. B.; CARVALHO, M. J. S. Arquiteturas pedagógicas e redes sociais: uma experiência no Facebook. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 18., 2012. Anais... Rio de Janeiro, RJ, nov. 2012.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MEISHAR-TAL, H.; KURTZ, G.; PIETERSE, E. Facebook Groups as LMS: A Case Study. The International Review of Research in Open and Distance Learning, 13(4):33-48, 2012. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1294/2337>. Acesso em: 5 fev. 2015.

MELO, L. B. Metodologia de Ensino mediada por Redes Sociais: uma aplicação do contexto internacional para atividades pedagógicas baseadas no Facebook. In: ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 4., 2011. Anais... Sorocaba, SP, 1-16, 2011. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&p ath[]=689&path[]=711>. Acesso em: 20 ago. 2014.

MIRANDA, Luísa. et al. Redes sociais na Educação. In: BARROS, D. M.V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa, 2011.

MORELL, Jean Carlos et al. Pensamento pedagógico e sistemas Educacionais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

PEREIRA, Alice T. C.; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina A. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. C. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

PHILLIPS, L. F.; BAIRD, B.; FOGG, BJ. Facebook para Educadores. Disponível em: <http://www.sead.ufscar.br/outros/Facebook%20para%20Educadores>. Acesso em: 20 ago. 2014.

PPC-Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao ensino médio. IFRO, Cacoal, 2013.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília: MEC, SED, 2008.

RAMPAZZO, S. Regina dos Reis. et al. Educação e tecnologias. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SILVA, Marco. Formação de professores para a docência online. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10., 2009. Braga, PT. Actas..., Braga: Universidade do Minho, 2009.

SILVA, Siony da. Redes sociais digitais e educação. Revista Iluminart, n. 5, p. 36-46, ago. 2010.

SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. Uso do Facebook como recurso de avaliação da aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2., 2013, Anais... 2013.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, Cortez, 2011.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2005.

VALENTE, José Armando. Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília: MEC, SED, 2008.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

DA SILVA, A. M. Facebook como ferramenta de interação no ensino de informática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.350. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/350. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-07-04
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14