Estratégias para ensino de áreas de regiões planas irregulares na educação básica: uma proposta fundamentada no uso do software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.377Palavras-chave:
Cálculo de áreas, TDIC, GeoGebra, Soma de RiemannResumo
Desenvolver estratégias para o cálculo de áreas de regiões planas irregulares constitui-se em uma atividade didática interessante para capacitar o aluno a aplicar conhecimentos científicos aprendidos na escola em situações sociais, cotidianas e profissionais. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o cálculo aproximado da área de uma região plana irregular, valendo-nos de noções intuitivas da soma de Riemann. A proposta tem como fundamentação metodológica o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Partimos de um problema que traz uma abordagem de contexto cotidiano e, por meio de diferentes estratégias de resolução, perpassamos por diversos e importantes conceitos relacionados ao conteúdo matemático em que estamos interessados. Utilizamos como aporte tecnológico o software GeoGebra, que é utilizado em diversos estágios da resolução do problema, desde a modelagem da problemática apresentada até a visualização de conceitos abstratos, proporcionando uma atividade interativa em que o aluno atua como protagonista no processo de construção de conhecimentos, cabendo ao professor o papel de mediador desse processo. Apresentamos discussões e reflexões visando corroborar a importância do uso dessa ferramenta tecnológica no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem de matemática na educação básica.
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Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14