Experimentos em laboratório para o ensino sobre solos na disciplina de geografia

Autores

  • Juvenal Severino Botelho
  • Jean Dalmo Marques IFAM
  • Alexandre Nicolette Oliveira SEMED

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.450

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Experimentos em laboratório, Solo

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar as contribuições do desenvolvimento de experimentos em laboratório sobre solos na disciplina Geografia. Os sujeitos da pesquisa foram 40 alunos do 1º ano dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Química e Mecânica, pertencentes ao IFAM-CMC. A pesquisa é do tipo qualitativa e foi desenvolvida a partir da realização de atividades interventivas caracterizadas por aulas expositivas dialogadas e experimentos em laboratório. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, roteiros norteadores e avaliações realizadas em cada atividade. Os experimentos em laboratório foram satisfatórios, visto que os alunos conseguiram reconhecer minerais e rochas; identificaram o horizonte mais novo (O) e o horizonte mais antigo (R) do solo; diferenciaram as frações granulométricas por tamanho e textura do solo; compreenderam as cores dos solos, bem como a capacidade de infiltração e retenção de água em solos com características diferentes. Os experimentos no laboratório de caráter investigativo e interdisciplinar foram essenciais para a compreensão das temáticas estudadas, sendo importante sua realização no ensino técnico, fortalecendo um aprendizado integrado, regional e reflexivo.

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

BOTELHO, J. S.; MARQUES, J. D.; OLIVEIRA, A. N. Experimentos em laboratório para o ensino sobre solos na disciplina de geografia. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.450. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/450. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-20
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01