Percepções de conceitos em educação ambiental através de uma sequência didática com a temática água em diferentes ambientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.467

Palavras-chave:

Educação ambiental, Processo cognitivo, Aprendizagem

Resumo

O artigo apresentado é um recorte da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e corresponde à pesquisa Percepções de Conceitos em Educação Ambiental que objetivou analisar por meio de uma sequencia didática a percepção dos discentes em relação a educação ambiental, destacando o conteúdo Água em Diferentes Ambientes. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida com dezoito alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e configurou-se como uma pesquisa-ação por entender que o pesquisador se fez presente pesquisando e desenvolvendo as ações em colaboração com os participantes, trazendo assim uma reflexão coletiva e suas contribuições para o ensino, educação e sociedade. Os resultados da pesquisa permitiu analisar a sequência didática como sendo produtiva e eficaz na construção de novos conceitos e novas percepções dos estudantes, pois através da abordagem do conteúdo abriu-se espaços para debates, questionamentos e produção de atividades, nesse viés os momentos da sequência didática propiciou aos estudantes refletir e repensar sobre as atitudes individuais e coletivas, frente as situações vistas atualmente na natureza e proporcionou a construção do conhecimento científico através das atividades sistematizadas.

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Biografia do Autor

Saidea Regina de Souza Moreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR, MESTRA EM CIÊNCIAS.

Referências

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

DE SOUZA MOREIRA, S. R. Percepções de conceitos em educação ambiental através de uma sequência didática com a temática água em diferentes ambientes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.467. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/467. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-23
Accepted 2018-10-23
Published 2018-11-14