Aplicativo Carimba: uma proposta ao curso de qualificação em desenvolvimento infantil da Escola de Saúde Pública do Ceará

Autores

  • Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Antônia Dias Catunda Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.491

Palavras-chave:

Ambiente virtual, Educação a distância, Internet

Resumo

A pesquisa escolheu o AVA do curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O estudo quer analisar se o ambiente é adequado ou inadequado para o tipo de público, alunos e tutores. A pesquisa propõe, como produto final, o desenvolvimento de um aplicativo off-line: o aplicativo Carimba, que permite aos alunos da capacitação, acessar o conteúdo do curso, sem precisar estar conectados à Internet, haja vista que o curso é totalmente à distância e muitos alunos não possuem acesso à internet. O aplicativo é viável e se propõe a auxiliar os estudos, elevando o nível de adesão dos alunos, agilizando o processo de transmissão de conteúdo. O estudo apoia-se na abordagem qualitativa e tem como curso metodológico, o uso da pesquisa bibliográfica, trazendo referênciais teóricos sobre Ambientes Virtuais, Educação à Distância e a eficiência dos aplicativos, além da pesquisa de campo, onde serão aplicados questionários a tutores e cursistas. As entrevistas e o relatório de observação compreendem os instrumentos da pesquisa, aplicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um dos resultados percebidos, inicialmente, é o fato de que muitos alunos possuem dificuldades de manuseio da plataforma do curso, pois não possuem noções básicas de informática e muito menos acesso facilitado à internet. A pesquisa considerou como os maiores desafios deste trabalho, o contexto de acesso restrito à internet e o pouco conhecimento em informática. Entretanto, foram superadas devido à combinação de três elementos: plataforma acessível, tutor atuante e aluno interessado.

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Biografia do Autor

Isabel Mayara Gomes Fernandes Brasil, Universidade Federal do Ceará

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-PPGE-UFC, bolsita FUNCAP e mestranda em educação- UFC.

Márcia Antônia Dias Catunda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda Universidade Estadual do Ceará - Mestrado profissional em computação aplicada

 

Referências

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

BRASIL, I. M. G. F.; CATUNDA, M. A. D. Aplicativo Carimba: uma proposta ao curso de qualificação em desenvolvimento infantil da Escola de Saúde Pública do Ceará. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.491. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/491. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-24
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01