Aplicativo Carimba: uma proposta ao curso de qualificação em desenvolvimento infantil da Escola de Saúde Pública do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.491Palavras-chave:
Ambiente virtual, Educação a distância, InternetResumo
A pesquisa escolheu o AVA do curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O estudo quer analisar se o ambiente é adequado ou inadequado para o tipo de público, alunos e tutores. A pesquisa propõe, como produto final, o desenvolvimento de um aplicativo off-line: o aplicativo Carimba, que permite aos alunos da capacitação, acessar o conteúdo do curso, sem precisar estar conectados à Internet, haja vista que o curso é totalmente à distância e muitos alunos não possuem acesso à internet. O aplicativo é viável e se propõe a auxiliar os estudos, elevando o nível de adesão dos alunos, agilizando o processo de transmissão de conteúdo. O estudo apoia-se na abordagem qualitativa e tem como curso metodológico, o uso da pesquisa bibliográfica, trazendo referênciais teóricos sobre Ambientes Virtuais, Educação à Distância e a eficiência dos aplicativos, além da pesquisa de campo, onde serão aplicados questionários a tutores e cursistas. As entrevistas e o relatório de observação compreendem os instrumentos da pesquisa, aplicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um dos resultados percebidos, inicialmente, é o fato de que muitos alunos possuem dificuldades de manuseio da plataforma do curso, pois não possuem noções básicas de informática e muito menos acesso facilitado à internet. A pesquisa considerou como os maiores desafios deste trabalho, o contexto de acesso restrito à internet e o pouco conhecimento em informática. Entretanto, foram superadas devido à combinação de três elementos: plataforma acessível, tutor atuante e aluno interessado.
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Referências
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Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01