Podcast presente nos dispositivos móveis digitais: um recurso para mobile learning na disciplina de História
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.492Palavras-chave:
Ensino de história, Dispositivos móveis digitais, Cotidiano escolar, Aprendizagem mediada, Podcast, Recursos tecnológicosResumo
O artigo tem como objeto de estudo o uso do podcast como encaminhamento metodológico e recurso tecnológico no ensino de História. A investigação resulta de uma pesquisa de mestrado, em andamento, realizada no grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade, do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter. Toma como pressuposto o conceito de mediação, de Vygotsky (1999, 1998, 1991), e compreende a ação docente como mediadora do ensino e da aprendizagem e os recursos tecnológicos como auxiliares no processo. A pesquisa busca problematizar o uso do podcast como encaminhamento metodológico e recurso tecnológico digital no ensino de História. Tem por objetivo compreender as potencialidades e contribuições metodológicas e tecnológicas do podcast para o ensino de História com o estudo do conteúdo Revolução Industrial. A coleta de dados empíricos ocorreu por meio de um experimento realizado durante as aulas de História com uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio de um colégio da rede pública estadual na cidade de Curitiba - PR. Os alunos, utilizando um aparelho celular, gravaram áudios a respeito do conteúdo estudado. As evidências iniciais da pesquisa indicam a importância da metodologia e do recurso tecnológico no processo de aprendizagem dos alunos, e mostram que há uma relação intrínseca entre o recurso tecnológico utilizado, a metodologia de ensino adotada e a mediação do professor.
Downloads
Métricas
Referências
BOTTON, Luciane de Avila; PERIPOLLI, Patrícia Zanon; SANTOS, Leila Maria Araújo. Podcast - uma ferramenta sob a ótica dos recursos educacionais abertos: apoio ao conhecimento. Núcleo de Educação on-line/NEO; FACCAT, RS. Revista Redin. v. 6, n. 1, out. 2017.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, set. 2000, UFRGS.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. revisada e atualizada. São Paulo: Papirus, 2013.
MOURA, Adelina Maria Carreiro. Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudos de caso em contexto educativo. 630 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Especialidade de Tecnologia Educativa, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2010.
PAIVA, Uthant Benicio. WebQuest como recurso para aprender história no IFAC. Revista Educitec, v. 3 n. 6, 2017. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/view/188 Acessado 16 de jul. 2018.
PARANÁ. Lei nº 18.118, de 24 de junho de 2014. Diário Oficial do Estado nº 9233, de 25 de junho de 2014. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=123359&indice=1&totalRegistros=1>. Acesso em: 16 jul. 2018.
PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Tradução de Cristina M. Pescador. Revista Conjectura, v. 15, n. 2, maio/ago. 2010.
ROSA, Fernanda R.; AZENHA, Gustavo S. Aprendizagem móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas atuais e perspectivas futuras. São Paulo: Zinnerama, 2015.
UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. Paris, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641e.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. 2. ed. Tradução de Jefferson Luiz Camargo e revisão técnica de José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-11-08
Published 2018-12-26