Podcast presente nos dispositivos móveis digitais: um recurso para mobile learning na disciplina de História

Autores

  • Cleber Bianchessi CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER http://orcid.org/0000-0002-3087-5989
  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Centro Universitário Internacional Uninter

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.492

Palavras-chave:

Ensino de história, Dispositivos móveis digitais, Cotidiano escolar, Aprendizagem mediada, Podcast, Recursos tecnológicos

Resumo

O artigo tem como objeto de estudo o uso do podcast como encaminhamento metodológico e recurso tecnológico no ensino de História.  A investigação resulta de uma pesquisa de mestrado, em andamento, realizada no grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade, do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter. Toma como pressuposto o conceito de mediação, de Vygotsky (1999, 1998, 1991), e compreende a ação docente como mediadora do ensino e da aprendizagem e os recursos tecnológicos como auxiliares no processo. A pesquisa busca problematizar o uso do podcast como encaminhamento metodológico e recurso tecnológico digital no ensino de História. Tem por objetivo compreender as potencialidades e contribuições metodológicas e tecnológicas do podcast para o ensino de História com o estudo do conteúdo Revolução Industrial. A coleta de dados empíricos ocorreu por meio de um experimento realizado durante as aulas de História com uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio de um colégio da rede pública estadual na cidade de Curitiba - PR. Os alunos, utilizando um aparelho celular, gravaram áudios a respeito do conteúdo estudado. As evidências iniciais da pesquisa indicam a importância da metodologia e do recurso tecnológico no processo de aprendizagem dos alunos, e mostram que há uma relação intrínseca entre o recurso tecnológico utilizado, a metodologia de ensino adotada e a mediação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleber Bianchessi, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Mestrando em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Internacional - Uninter (2017-2019). Pós Graduado em Mídias Integradas na Educação na UFPR (2018); Gestão Pública na UFPR (2016); Desenvolvimento Gerencial na FAE Business School (2002); Interdisciplinaridade na Educação Básica no IBPEX (1998); pós graduando em Saúde do Professor na UFPR (2018). Possui Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Cesumar - UniCesumar (2017); Graduação em Filosofia, Sociologia e História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC PR (1997). Atua na área de Filosofia, Sociologia e História como professor concursado pelo Estado do Paraná desde 1998. Atua também nos cursos técnicos de Administração de Empresas, Contabilidade e Recursos Humanos. Desempenhou durante 18 anos atividades na área de Administração Financeira e Estratégica e Gestão de Pessoas na condição de Gerente Comercial no Banco Itaú-Unibanco SA. Participa como professor mediador e pesquisador do Projeto Ler e Pensar (2018) do GRPCOM Grupo Paranaense de Comunicação. Membro integrante do Grupo de Pesquisa (2018) FORMAÇÃO INTEGRAL, MEDIAÇÃO E TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR com Linha de Pesquisa Formação Docente e Novas Tecnologias na Educação (Formação de Professores; Inovações Tecnológicas).

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Tese: Atitude filosófica do jovem no cotidiano escolar do ensino médio: um estudo sobre as possibilidades de recepção do conteúdo de filosofia política. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino. Dissertação: A construção do lugar da Filosofia no currículo do ensino médio: análise a partir da compreensão dos professores de Filosofia da Escola Pública Paranaense. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998). Especialista em História e Filosofia da Ciência pelo IBPEX (1999). Formado em Filosofia pelo Instituto Vicentino de Filosofia (1988). Professor da Rede Pública Estadual do Paraná desde 1990 atuando com o ensino de Filosofia. Foi diretor e diretor auxiliar do Colégio Estadual Hildegard Sondhal em Curitiba entre os anos de 1995 e 2001. Atuou na Secretaria de Estado da Educação do Paraná entre os anos de 2003 e 2010 coordenando: Projeto Folhas de formação de professores por meio da produção de material didático; Livro Didático Público de Filosofia do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares Orientadoras da disciplina de Filosofia; Projeto de formação de professores - Disseminação das Políticas Curriculares do Estado do Paraná; Projeto Festival de Arte e Ciência das Escolas Públicas Estaduais. Projeto Viva a Escola de ampliação da jornada escolar; Projeto Mais Educação de fomento à Educação Integral. Atualmente é professor de Filosofia no Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar do Paraná e professor titular do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Tecnologia e Sociedade. Coordena os Projetos de Pesquisa Formação de professores, inovações metodológicas mediadas por tecnologias no cotidiano escolar da Educação Básica e Formação Integral, mediação e tecnologia no cotidiano escolar. Tem experiência na área de Educação, Gestão Educacional e Pesquisa, com ênfase em Formação de professores, Educação e Novas Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores; Pesquisa em Educação; Inovações Metodológicas; Inovações Tecnológicas; Ensino de Filosofia; Educação Filosófica; Filosofia da Educação.

Referências

BOTTON, Luciane de Avila; PERIPOLLI, Patrícia Zanon; SANTOS, Leila Maria Araújo. Podcast - uma ferramenta sob a ótica dos recursos educacionais abertos: apoio ao conhecimento. Núcleo de Educação on-line/NEO; FACCAT, RS. Revista Redin. v. 6, n. 1, out. 2017.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, v. 3, n. 1, set. 2000, UFRGS.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. revisada e atualizada. São Paulo: Papirus, 2013.

MOURA, Adelina Maria Carreiro. Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudos de caso em contexto educativo. 630 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Especialidade de Tecnologia Educativa, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2010.

PAIVA, Uthant Benicio. WebQuest como recurso para aprender história no IFAC. Revista Educitec, v. 3 n. 6, 2017. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/view/188 Acessado 16 de jul. 2018.

PARANÁ. Lei nº 18.118, de 24 de junho de 2014. Diário Oficial do Estado nº 9233, de 25 de junho de 2014. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=123359&indice=1&totalRegistros=1>. Acesso em: 16 jul. 2018.

PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Tradução de Cristina M. Pescador. Revista Conjectura, v. 15, n. 2, maio/ago. 2010.

ROSA, Fernanda R.; AZENHA, Gustavo S. Aprendizagem móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas atuais e perspectivas futuras. São Paulo: Zinnerama, 2015.

UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. Paris, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641e.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. 2. ed. Tradução de Jefferson Luiz Camargo e revisão técnica de José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, Lev Semenovictch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

BIANCHESSI, C.; MENDES, A. A. P. Podcast presente nos dispositivos móveis digitais: um recurso para mobile learning na disciplina de História. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.492. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/492. Acesso em: 16 abr. 2024.
Received 2018-08-24
Accepted 2018-11-08
Published 2018-12-26