Robótica Pedagógica: uma análise praxeológica da implementação de oficinas na escola pública

Autores

  • Robson Brito Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.508

Palavras-chave:

Robótica Pedagógica, Aprendizagem, Ensino

Resumo

Neste artigo discute-se a implementação de oficinas de Robótica Pedagógica numa escola da rede pública. Portanto, o texto tem como objetivo principal avaliar alguns kits fornecidos pela Secretaria de Educação do estado da Paraíba e sua aplicação como recurso facilitador do processo de aprendizagem. Para alcançar esse objetivo aplicou-se a noção de Organização Praxeológica da Teoria Antropológica do Didático (TAD) a qual serviu como aporte teórico e ajudou na leitura e interpretação dos dados. Quanto ao procedimento metodológico, a investigação se constitui como uma pesquisa descritiva e explicativa sob a forma de uma pesquisa ação. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de observação participante. Dentre os principais resultados constatou-se que os kits robóticos podem ser utilizados como tecnologia facilitadora da aprendizagem de conteúdos curriculares. Concluiu-se também que a Praxeologia formulada por Yves Chevallard e colaboradores se constitui como uma ferramenta teórica promissora na análise e na elaboração de tarefas de Robótica Pedagógica.

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Biografia do Autor

Robson Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante de Mestrado do programa de pós- graduação em Educação Matemática e Tecnológia - UFPE

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

BRITO, R. Robótica Pedagógica: uma análise praxeológica da implementação de oficinas na escola pública. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.508. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/508. Acesso em: 20 jul. 2024.
Received 2018-08-25
Accepted 2018-11-16
Published 2018-12-26