A aplicação da tecnologia SIG na definição de parâmetros urbanísticos: a caracterização habitacional de assentamentos precários em um contexto educacional

Autores

  • Isabelle de Lima Almeida Universidade de Fortaleza
  • Marília Melo Mendonça Universidade de Fortaleza
  • Maria Luiza Rodrigues Gurgel da Silva Universidade de Fortaleza
  • Mariana Saraiva de Melo Pinheiro Universidade de Fortaleza
  • Camila Rodrigues Aldigueri Universidade de Fortaleza Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.539

Palavras-chave:

University of Fortaleza, Technological Sciences Center, Volunteer Monitoring Program

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do uso da tecnologia SIG no contexto educacional da disciplina de Ateliê VI do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza. Tendo como finalidade a definição de parâmetros urbanísticos de ocupação do solo para elaboração de planos de regularização urbanística e fundiária, o geoprocessamento foi utilizado no estudo das características habitacionais da comunidade Caça e Pesca, localizada em Fortaleza. A relevância do tema deve-se à importância de trabalhar em sala de aula a regularização urbanística e fundiária de assentamentos precários através de suas características morfológicas. Nesse sentido, o uso de tecnologias de georreferenciamento mostra-se benéfico à sistematização dos dados coletados, abordando as mais distintas variáveis e tornando o trabalho de levantamento de dados mais aprofundado e condizente com a realidade encontrada na área de estudo, que apresenta relevantes diferenças em relação aos parâmetros de ocupação da cidade formal. Para tanto, realizou-se uma breve revisão bibliográfica de temas como a questão habitacional e as tecnologias de georreferenciamento, apresentando a aplicação do SIG à disciplina através de trabalhos desenvolvidos por alunos e os resultados da aplicação de questionário de avaliação da atividade. O material coletado foi analisado, destacando estratégias e dificuldades encontradas no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabelle de Lima Almeida, Universidade de Fortaleza

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Realizou intercâmbio acadêmico pelo programa Ciência sem Fronteiras na University of New South Wales (UNSW), recebendo bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o período. Esteve vinculada ao projeto de pesquisa A Casa Cearense como bolsista de iniciação científica (PAVIC/FEQ). Atuou como monitora voluntária da disciplina de Projeto Urbanístico durante o ano de 2017 e atualmente exerce a função de monitora voluntária da disciplina de Ateliê VI. Possui experência como estagiária de arquitetura e urbanismo na SiiCA Construcciones e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor).

Marília Melo Mendonça, Universidade de Fortaleza

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Participou do Laboratório da Paisagem - UNIFOR na vertente: Espaços Livres Públicos de Fortaleza. Atuou como monitora voluntária da disciplina de Espaço e Sociedade I durante o ano de 2015 e atualmente é monitora voluntária da disciplina de Atelie VI. Estagiária na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Maria Luiza Rodrigues Gurgel da Silva, Universidade de Fortaleza

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Realizou intercâmbio acadêmico pelo programa Ciência sem Fronteiras na École Nationale Supérieure d'Architecture et Paysage de Lille (ENSAPL), recebendo bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente atua como monitora voluntária da disciplina de Ateliê VI.

Mariana Saraiva de Melo Pinheiro, Universidade de Fortaleza

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Realizou intercâmbio acadêmico na École Supérieure d'Art du Nord Pas-de-Calais (ESA) enquanto bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Estagiou na Construtora Alves Lima (2016-2017) e atuou como monitora voluntária na disciplina de Planejamento Urbano (2017). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do projeto de pesquisa Desenvolvendo Jovens Líderes e Empreendendo no qual atua como pesquisadora e professora. É membro da Construtiva Júnior com cargo de Gerente de Projetos e Projetista. Atua também como monitora voluntária da disciplina de Ateliê VI.

Camila Rodrigues Aldigueri, Universidade de Fortaleza Centro Universitário Christus

Doutora em ciências pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/UFRJ), Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como professora substituta no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Christus (Unichristus) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos da Habitação da UFC (LEHAB-UFC).

Referências

ALFONSIN, B. M. Depois do Estatuto da Cidade: ordem jurídica e política urbana em disputa, Porto Alegre e o urbanizador social. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 2, n. 7, p.47-59, nov. 2005.

BRASIL, A.; ALDIGUERI, C. Definição de novos parâmetros e índices de construção: exercício de simulação e aplicação em área de ZEIS. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES UNIFOR, 4, 2014, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UNIFOR, 2014. p. 1-12.

CARDOSO, A. L. Avanços e desafios na experiência brasileira da urbanização de favelas. Cadernos Metrópole, São Paulo, n. 17, p.219-240, 2007.

FEITOSA, A. Dez Zonas Especiais de Interesse Social serão regulamentadas. O Povo, Fortaleza, 29 mai. 2018. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/jornal/cidades/2018/05/dez-zonas-especiais-de-interesse-social-serao-regulamentadas.html>. Acesso em: 24 ago. 2018.

FORTALEZA. Lei complementar nº 62, de 2 de fevereiro de 2009. Plano Diretor Participativo de Fortaleza. Diário Oficial do Município, Fortaleza, CE, 13 mar. 2009.

FORTALEZA. Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (HABITAFOR). Plano Local de Habitação de Interesse Social de Fortaleza: Produto V. Fortaleza, 2013.

FREITAS, C. F. S.; LIMA, L. S. Cadastro Territorial e SIG no processo de regularização fundiária: o caso da ZEIS do Planalto Pici em Fortaleza, Ceará. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLÓGICAS DA GEOINFORMAÇÃO, 4, 2012, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2012. p. 1-8.

GONÇALVES, T. S.; FREITAS, C. F. S.; RIBEIRO, J. C. Regularização fundiária como instrumento de direito à moradia em Fortaleza: limitações de ordem urbanística. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, 2, 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2012. p. 1-11.

JACQUES, P. B. Estética das favelas. Vitruvius: Arquitextos, São Paulo, v. 2, n. 13, jun. 2001. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/883>. Acesso em: 5 fev. 2019.

KLEINER, R. M.; MENEGUETTE, A. C. A. tecnologia dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e a Internet. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOMÁTICA, 2, 2002, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: UNESP, 2002. p.357-364.

LISBOA FILHO, J.; IOCHPE, C. Introdução a sistemas de informações geográficas com ênfase em banco de dado. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 16, 1996, Recife. Anais... Recife: UFPE, 1996.

LOPES FILHO, A. W. S. et al. Planejando o Caça e Pesca. Trabalho desenvolvido para a disciplina de Ateliê VI do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza, 2018.

MARICATO, E. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 48, p.151-167, ago. 2003.

MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011. 219 p.

SOUZA, M. L. ABC do Desenvolvimento Urbano. Rio de Janeiro: Record, 2008. 190 p.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

DE LIMA ALMEIDA, I.; MELO MENDONÇA, M.; RODRIGUES GURGEL DA SILVA, M. L.; SARAIVA DE MELO PINHEIRO, M.; RODRIGUES ALDIGUERI, C. A aplicação da tecnologia SIG na definição de parâmetros urbanísticos: a caracterização habitacional de assentamentos precários em um contexto educacional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.539. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/539. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01