Experimentação visual: cinema e fotografia como dispositivos de experiência em espaços formativos

Autores

  • Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa UFSCar / servidor docente
  • Ana Carolina Domingues UFSCar / estudante de mestrado

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.567

Palavras-chave:

Educação, Meios de ensino, Tecnologia educacional, Ensino por multimeios

Resumo

O texto compõe um breve ensaio sobre os processos de criação audiovisual e fotográfica por meio do trabalho em Oficinas de Experimentação Visual com estudantes da Educação Básica e Ensino Superior. A discussão teórica considera métodos de trabalho pedagógico sobre o pensamento, a criação e a fruição de imagens da fotografia com exercícios de composição e enquadramento cinematográficos por meio de recursos tecnológicos de uso comum aos estudantes e ensaia uma proposta para a experimentação visual em espaços formativos. Das imagens produzidas sob esta perspectiva emerge um saber singular, criado na relação entre os participantes dos encontros a partir da percepção da imagem como projeção de si e posicionamento sobre o mundo que constitui modos de visualidade e subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa, UFSCar / servidor docente

Docente no Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Educação, Cultura e Subjetividade, da Universidade Federal de São Carlos.

Pesquisa processos formativos da Arte e Oficinas de Experimenbtação Visual em espaços escolares.

Ana Carolina Domingues, UFSCar / estudante de mestrado

Estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha Educação, Cultura e Subjetividade, da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons – a nova cultura oral. SP: Ed. Cortez, 1994.

ALMEIDA, Milton José de. CINEMA: A Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

ALMEIDA, Milton José de. Um Castelo para a memória. Educação Temática Digital. v. 9, n. 1 (2007).

BARBOSA, Ana Mãe. Uma introdução à Arte/Educação Contemporânea. In: BARBOSA, Ana Mãe (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. SP: Cortez, 2010.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (1939). Walter Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem e percepção. tr. Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. RJ: Contraponto, 2012.

BERGALA, A. L’hipothèse cinéma. Petit traité de transmission du cinéma à école e tailleurs. Paris: Petit Bibliothèque des Cahiers du Cinéma, 2002.

BRASIL. Diário Oficial da União de 27 de Junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm>. Acesso em: 29 nov. 2017.

CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: Visão e modernidade no século XIX. RJ: Contraponto, 2012.

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. BH: Ed. Autêntica, 2013.

FRESQUET, Adriana (org.). Cinema e Educação: A Lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. BH: MG: Universo Produções, s/d. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2017.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente Cinema: educação, política e mafuá. RJ: Ed. Beco do Azougue, 2015.

MIGLIORIN, Cezar [et al.]. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói (RJ): EDG, 2016.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

COSTA, A. V. P. de A. P.; DOMINGUES, A. C. Experimentação visual: cinema e fotografia como dispositivos de experiência em espaços formativos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.567. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/567. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-21
Published 2019-03-01