Experimentação visual: cinema e fotografia como dispositivos de experiência em espaços formativos
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.567Palavras-chave:
Educação, Meios de ensino, Tecnologia educacional, Ensino por multimeiosResumo
O texto compõe um breve ensaio sobre os processos de criação audiovisual e fotográfica por meio do trabalho em Oficinas de Experimentação Visual com estudantes da Educação Básica e Ensino Superior. A discussão teórica considera métodos de trabalho pedagógico sobre o pensamento, a criação e a fruição de imagens da fotografia com exercícios de composição e enquadramento cinematográficos por meio de recursos tecnológicos de uso comum aos estudantes e ensaia uma proposta para a experimentação visual em espaços formativos. Das imagens produzidas sob esta perspectiva emerge um saber singular, criado na relação entre os participantes dos encontros a partir da percepção da imagem como projeção de si e posicionamento sobre o mundo que constitui modos de visualidade e subjetivação.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons – a nova cultura oral. SP: Ed. Cortez, 1994.
ALMEIDA, Milton José de. CINEMA: A Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
ALMEIDA, Milton José de. Um Castelo para a memória. Educação Temática Digital. v. 9, n. 1 (2007).
BARBOSA, Ana Mãe. Uma introdução à Arte/Educação Contemporânea. In: BARBOSA, Ana Mãe (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. SP: Cortez, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (1939). Walter Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem e percepção. tr. Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. RJ: Contraponto, 2012.
BERGALA, A. L’hipothèse cinéma. Petit traité de transmission du cinéma à école e tailleurs. Paris: Petit Bibliothèque des Cahiers du Cinéma, 2002.
BRASIL. Diário Oficial da União de 27 de Junho de 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm>. Acesso em: 29 nov. 2017.
CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: Visão e modernidade no século XIX. RJ: Contraponto, 2012.
FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. BH: Ed. Autêntica, 2013.
FRESQUET, Adriana (org.). Cinema e Educação: A Lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. BH: MG: Universo Produções, s/d. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2017.
MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente Cinema: educação, política e mafuá. RJ: Ed. Beco do Azougue, 2015.
MIGLIORIN, Cezar [et al.]. Cadernos do Inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói (RJ): EDG, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-02-21
Published 2019-03-01