Aproximações entre educação jurídica e ensino médio integrado: proposta para uma formação cidadã e ética

Autores

  • Camila Bernardino de Oliveira Lamas IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
  • Paula Reis de Miranda IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba
  • Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.569

Palavras-chave:

Educação profissional integrada, Ética e cidadania, Emancipação

Resumo

Este artigo visa alcançar o objetivo de apresentar discussão teórica sobre possíveis aproximações entre educação jurídica e ensino médio integrado com vistas a possibilitar uma formação cidadã e ética aos adolescentes e jovens nesta etapa da educação. Para tanto, como metodologia, fora realizada uma revisão de literatura acerca da dualidade histórica da educação profissional no Brasil, do ensino médio integrado e da formação cidadã e ética por meio da educação jurídica. O estudo evidencia como resultado que a educação profissional no Brasil, desde sua criação, apresenta característica de capacitar para o trabalho os mais pobres e, inobstante a existência de diversas legislações posteriores visando pôr fim à dualidade educacional, esta fora mantida, especialmente nos currículos. Ademais, destaca-se que o ensino médio integrado pautado no eixo trabalho, ciência e cultura, com vistas a uma formação omnilateral dos sujeitos, configura-se como importante alternativa para a superação dessa dualidade e a educação jurídica, nesta etapa, pode vir a permitir aos estudantes a apropriação de uma cultura das normas que regulam a vida social, o que fortaleceria a alteridade e contribuiria para seu desenvolvimento de maneira emancipada e crítica. Conclui-se, dessa forma, que a aproximação entre educação jurídica e o ensino médio integrado possibilitaria aos jovens conhecerem a organização e estrutura do Estado em que vivem e os direitos e deveres que lhe são inalienáveis, o que se constitui como importante instrumento para o exercício de uma cidadania ativa e aprimoramento do agir ético, contribuindo para a edificação de uma educação profissional emancipatória.

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Biografia do Autor

Camila Bernardino de Oliveira Lamas, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Direito - Faculdades Integradas Vianna Junior (2005), especialização em Ciências Penais - Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e especialização em Direito Constitucional - Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). É professora EBTT do IF Sudeste MG- Campus Rio Pomba. Atualmente é mestranda do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica (PROFEPT) no IF Sudeste MG.

Paula Reis de Miranda, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática e Física. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, com experiência em métodos analíticos aplicados a determinação das propriedades físicas e químicas de produtos vegetais. Possui Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Propriedades Termodinâmicas e Reológicas de Soluções Poliméricas, e hoje é Professora no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu. 

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

BERNARDINO DE OLIVEIRA LAMAS, C.; REIS DE MIRANDA, P.; LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA, A. P. Aproximações entre educação jurídica e ensino médio integrado: proposta para uma formação cidadã e ética. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.569. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/569. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14