Experiências [trans]formadoras a partir de processos de ensino-aprendizagem em sujeitos aprendentes no contexto da Educação a Distância no Instituto Federal Farroupilha

Autores

  • Lucas Visentini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Prefeitura Municipal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.585

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Formação discente/docente, Educação a distância

Resumo

Este artigo objetiva socializar as experiências decorrentes da atuação discente no Profuncionário, o qual é o Programa indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública, no contexto da Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Intentou-se tecer compreensões que apreendessem as possíveis [re]significações e [trans]formações realizadas pelos estudantes em relação ao seu processo de ensino-aprendizagem, ao realizar-se a análise textual qualitativa sobre as suas expectativas e vivências concretas experienciadas. Como referencial teórico-metodológico para a tessitura desta investigação, utilizou-se as seguintes categorias e respectivos autores referenciados: afetividade na ação educativa (BARCELOS; 2016; MATURANA; 1998; 2001; 2010); análise textual qualitativa (MORAES; 2003); critérios de valor científico (TRIVIÑOS; 2015); experiências de vida e formação (JOSSO; 2002; 2004; 2010). A partir dos achados de pesquisa, verificou-se que as [re]significações realizadas pelos sujeitos aprendentes sobre o seu processo de ensino-aprendizagem em um contexto tecnológico na Educação a Distância, no Curso de Multimeios Didáticos, de maneira geral, e na disciplina de Informática Aplicada às Artes, de maneira específica, proporcionaram [trans]formações significativas que promoveram efetiva possibilidade e concretização de desenvolvimento pessoal-profissional que, em consequência, refletiram positivamente nas ações desempenhadas pelas suas funções nas escolas onde atuam, em diferentes áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Visentini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Prefeitura Municipal de Santa Maria

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Mestre em Educação (PPGE/UFSM). Licenciado em Pedagogia (UFSM). Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Estudante do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor no município de Santa Maria (RS). Coordenador pedagógico de Cursos Técnicos Subsequentes (EaD) da Rede e-Tec Brasil no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Período de estudo e elaboração de dissertação de mestrado na Universidade de Valência (UV), Espanha, sob orientação das doutoras em Educação Adriana Moreira da Rocha Veiga e María Dolores Molina Galvañ. Possui experiência nas áreas de Educação Financeira, Educação a Distância (EaD), Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Cursos Técnicos. Os seus estudos e sua produção intelectual versam sobre a [auto-trans]formação e desenvolvimento pessoal-profissional docente-discente nas modalidades educativas presencial e a distância (EaD). Pesquisador integrante do GPKOSMOS (Grupo de Pesquisa sobre Educação Digital e Redes de formação). Escritor, é autor do premiado livro de Literatura Infantil 'Neto e a Boca do Monte', publicado pela Academia Santa-Mariense de Letras (2013).

Referências

BARCELOS, V. Humberto Maturana e a Educação: educar no amor e na liberdade. Valdo Barcelos, Sandra Maders. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Profuncionário – Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/profuncionario>. Acesso em: 18 jan. 2019.

JOSSO, M-C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. G. A árvore do conhecimento – as bases biológicas da compreensão humana. 8ª ed. São Paulo: Palas Atenas, 2010.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Bauru: Ciência & Educação, v. 9, n. 2, pp. 191-211, 2003.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

VISENTINI, L. O escudo de Perseu a refletir a imagem de Medusa: o processo formativo autopoiético em narrativas autobiográficas de estudantes de pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação (CE), RS, 2014.

VISENTINI, L. Programa Profuncionário: experiências formativas em Educação a Distância no IF Farroupilha. Org. Ana Lucia dos Santos [et al.]. Porto Alegre: [s.c.p.], 2018.

VISENTINI, L.; MÜHLBEIER, A. R. K. Discência, docência e coordenação pedagógica: [auto-trans]formação no contexto da Educação a Distância no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). In: Trajetórias Educacionais na Educação a Distância. Santa Maria, RS: Ed. Caxias, 2018.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

VISENTINI, L. Experiências [trans]formadoras a partir de processos de ensino-aprendizagem em sujeitos aprendentes no contexto da Educação a Distância no Instituto Federal Farroupilha. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.585. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/585. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01