Proposta de ensino aprendizagem a ser aplicada em disciplinas de Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza

Autores

  • Felipe Alves Bacelar Universidade de fortaleza
  • Margarida Frota Rios Universidade de Fortaleza
  • Tereza Monnica Xavier Bacelar de Carvalho Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.611

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Aprendizado baseado em problemas, Métodos de ensino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver e propor uma metodologia de ensino intitulada Total Engajamento na Disciplina (TED) para as matérias que os alunos têm mais dificuldade no curso de Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza. A referida proposta se baseia na utilização de metodologias ativas, mais especificamente Aprendizagem baseada em problemas (ABP), Aprendizagem baseada em equipes e Sala de aula invertida. Foi realizada uma pesquisa aplicada com os docentes das disciplinas Cálculo I,II e III, Álgebra Linear, Química Tecnológica, Materiais de Construção Civil II e Instalações Hidrossanitárias Prediais, do Curso de Engenharia.Apresentamos aos docentes a metodologia TED objeto de estudo deste artigo. O feedback dos professores em relação a proposta foi extremamente positivo, e podemos concluir que a nova metodologia além de fazer com que os alunos sejam mais engajados, tenham seu desempenho aprimorado nas referidas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Alves Bacelar, Universidade de fortaleza

Link do currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8281451H6

Margarida Frota Rios, Universidade de Fortaleza

Link curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8382524E6

Tereza Monnica Xavier Bacelar de Carvalho, Universidade de Fortaleza

Link do currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717756Z4

 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabet. Informática e formação de professores. Secretaria de Educação e Distância. Brasília: Ministério da Educação. Secd, 2000.

BARROWS, H. S. Problem-Based Learning in Medicine andBeyond: A Brief O verview. New Directions for Teachingand Learning, 1996, 3-12.

EDUCAUSE: Thingsyoushouldknowaboutflippedclassrooms. 2012. Disponível em: <http://net.educause.edu/ir/library/pdf/eli7081.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: Bento Silva e Leandro Almeida (Eds.). Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED - Universidade do Minho, p. 1751-1768, 2005.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG/PROEX, 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2). p. 15–33.

ROCHA, Henrique Martins; LEMOS, Washington de Macedo. METODOLOGIAS ATIVAS: DO QUE ESTAMOS FALANDO? BASE CONCEITUAL E RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO. In: SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 9., 2014, Resende. S Ed, 2014. p. 0 - 12.

SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Rio Grande do Norte, p. 182-200, set. 2015.

STAKER, H.; HORN, M. B. Classifying K–12 blendedlearning. Mountain View, CA: InnosightInstitute, Inc. 2012.

STRONDA, Leo. Aprendizagem baseada em times (Team-based Learning – TBL). 2016. Disponível em: <https://metodologiasativasblog.wordpress.com/2016/08/25/aprendizagem-baseada-em-times-team-based-learning-tbl/>. Acesso em: 16 ago. 2018.

VALENTE, José Armando. Blendedlearning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Curitiba: UFPR, 2014. 79-97 p. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645>. Acesso em: 25 ago. 2018.

VASAN, N. S.; DEFOUW, D. O.; COMPTON, S. Team-Based Learning in Anatomy: AnEfficient, Effective,andEconomicalStrategy. [S.l.: s.n.], 2011. 333 p.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

BACELAR, F. A.; RIOS, M. F.; CARVALHO, T. M. X. B. de. Proposta de ensino aprendizagem a ser aplicada em disciplinas de Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.611. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/611. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01