O tutorial de letramento do professor como instrumento para a mediação no desenvolvimento do projeto rádio escolar

Autores

  • Rita de Cássia Angeieski da Silveira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.636

Palavras-chave:

Guia, Letramento, Rádio, Mediação pedagógica

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da qual resultou a elaboração de um tutorial de letramento midiático e digital como produto educacional a ser utilizado por professores na mediação no processo de realização do projeto Rádio Escolar. Considerando que não há referência ao desenvolvimento de projetos com o uso de tecnologias como a Rádio Escolar em documentos orientadores da formação de professores, o tutorial, na forma de guia, busca contribuir para a formação continuada de docentes. Como referenciais teóricos da pesquisa, destacam-se os autores Kleiman (1995), Lemke (2010) e Coscarelli e Ribeiro (2007) sobre letramentos; Baltar (2009; 2012) para a operacionalização do projeto; Molon (1995, apud MEIER e GARCIA, 2007) sobre a mediação; e Reali e Reyes (2013) quanto à formação docente. Para a investigação da contribuição do letramento para a mediação no projeto e elaboração do tutorial, foram realizados encontros entre a pesquisadora e a professora-colaboradora, e para observar o processo de mediação no projeto, aconteceram encontros entre a docente-mediadora e alunas, além da aplicação de questionários. Após a análise dos dados, constatou-se que o letramento midiático e digital do professor é necessário para que realize a mediação no processo de desenvolvimento da rádio, pois a colaboradora não participou das atividades com utilização das tecnologias nem realizou a mediação durante essas atividades. Desta forma, a elaboração do tutorial busca contribuir para o letramento dos professores, tendo em vista a mediação durante a realização do projeto rádio escolar.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Angeieski da Silveira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Especialização em Língua Inglesa (Universidade de Santa Cruz do Sul). Mestra em Ensino de Línguas (Universidade Federal do Pampa). Atuou como professora da Educação Básica por 21 anos. Atualmente trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

SILVEIRA, R. de C. A. da. O tutorial de letramento do professor como instrumento para a mediação no desenvolvimento do projeto rádio escolar. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.636. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/636. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Desenvolvimento de Produtos Educacionais
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01