O tutorial de letramento do professor como instrumento para a mediação no desenvolvimento do projeto rádio escolar
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.636Palavras-chave:
Guia, Letramento, Rádio, Mediação pedagógicaResumo
O artigo apresenta uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da qual resultou a elaboração de um tutorial de letramento midiático e digital como produto educacional a ser utilizado por professores na mediação no processo de realização do projeto Rádio Escolar. Considerando que não há referência ao desenvolvimento de projetos com o uso de tecnologias como a Rádio Escolar em documentos orientadores da formação de professores, o tutorial, na forma de guia, busca contribuir para a formação continuada de docentes. Como referenciais teóricos da pesquisa, destacam-se os autores Kleiman (1995), Lemke (2010) e Coscarelli e Ribeiro (2007) sobre letramentos; Baltar (2009; 2012) para a operacionalização do projeto; Molon (1995, apud MEIER e GARCIA, 2007) sobre a mediação; e Reali e Reyes (2013) quanto à formação docente. Para a investigação da contribuição do letramento para a mediação no projeto e elaboração do tutorial, foram realizados encontros entre a pesquisadora e a professora-colaboradora, e para observar o processo de mediação no projeto, aconteceram encontros entre a docente-mediadora e alunas, além da aplicação de questionários. Após a análise dos dados, constatou-se que o letramento midiático e digital do professor é necessário para que realize a mediação no processo de desenvolvimento da rádio, pois a colaboradora não participou das atividades com utilização das tecnologias nem realizou a mediação durante essas atividades. Desta forma, a elaboração do tutorial busca contribuir para o letramento dos professores, tendo em vista a mediação durante a realização do projeto rádio escolar.
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Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01