O Ensino Aprendizagem da Administração por meio do jogo Banco Imobiliário em um contexto de Educação Técnica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.650Palavras-chave:
Aprendizagem, Administração, JogosResumo
O presente trabalho aborda o uso de uma metodologia de jogos, através do banco imobiliário, como uma alternativa metodológica para o aprendizado de alunos do curso técnico em administração na modalidade Integrado do Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, nesta perspectiva, o objetivo do mesmo é o de propiciar aos alunos o pensamento estratégico na criação do jogo e no desenvolvimento de habilidades de conhecimentos já vistos em sala de aula, através de uma atividade dinâmica, de maneira a auxiliá-los no processo de tomada de decisão. O jogo foi coordenado pelos discentes do curso técnico em administração e aplicado a alunos do ensino fundamental de escolas da região. Através do mesmo, foi possível perceber que essas atividades podem recriar um ambiente bem próximo da realidade empresarial, propiciando aos discentes, novas experiências, sendo um recurso complementar ao método expositivo adotado por diversos autores (MIZUKAMI,1986). Como forma de avaliar a aplicabilidade da atividade e testar a metodologia do presente modelo, efetuou-se uma análise dos resultados, através da aplicação de questões abertas aos participantes. Conclui-se que é possível obter êxito no processo ensino-aprendizagem, abordando o assunto através de metodologias como essa.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia [online]. v. 27, n. 83, pp. 282-287. 2010.
CUNHA, M. A. & SPINOSA, L. M. (2002). Tecnologia da Informação em Organizações Educacionais: Uma Revisão dos Aspectos Tecnológicos. ENEGEP XXII, Curitiba, Paraná, p.01.
CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Booking: Artimed, 2010.
FREITAS, Daniel Antunes et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
JOHNSSON, Marcelo Evandro. A importância da utilização de jogos de empresas em programas de capacitação de executivos. Revista FAE BusinessNN. 2, pp47-49. jun-2002.
LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994. P. 77-118.
MARQUES FILHO, PAULO A. Jogos de empresas: uma estratégia para o ensino de gestão e tomada de decisão. São Paulo. 175 p. Universidade Paulista. Dissertação de mestrado. 2001.
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PROENÇA JR, Domicio. Critérios e Experiências no uso de jogos pedagógicos. REDES 2002.
TORI, ROMERO. Game e treinamento profissional. Simpósio do Festival de Jogos Eletrônicos do SESC. Jan-2005
SAUAIA, Antonio C. A. Jogos de Empresas: Tecnologia e Aplicação. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2018-12-21
Published 2018-12-26