O Ensino Aprendizagem da Administração por meio do jogo Banco Imobiliário em um contexto de Educação Técnica

Autores

  • Daiane Oliveira Medeiros Instituto Federal do Amazonas
  • Ana Flávia Monteiro Diogenes Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.650

Palavras-chave:

Aprendizagem, Administração, Jogos

Resumo

O presente trabalho aborda o uso de uma metodologia de jogos, através do banco imobiliário, como uma alternativa metodológica para o aprendizado de alunos do curso técnico em administração na modalidade Integrado do Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira, nesta perspectiva, o objetivo do mesmo é o de propiciar aos alunos o pensamento estratégico na criação do jogo e no desenvolvimento de habilidades de conhecimentos já vistos em sala de aula, através de uma atividade dinâmica, de maneira a auxiliá-los no processo de tomada de decisão. O jogo foi coordenado pelos discentes do curso técnico em administração e aplicado a alunos do ensino fundamental de escolas da região. Através do mesmo, foi possível perceber que essas atividades podem recriar um ambiente bem próximo da realidade empresarial, propiciando aos discentes, novas experiências, sendo um recurso complementar ao método expositivo adotado por diversos autores (MIZUKAMI,1986). Como forma de avaliar a aplicabilidade da atividade e testar a metodologia do presente modelo, efetuou-se uma análise dos resultados, através da aplicação de questões abertas aos participantes. Conclui-se que é possível obter êxito no processo ensino-aprendizagem, abordando o assunto através de metodologias como essa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daiane Oliveira Medeiros, Instituto Federal do Amazonas

Professora do Ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira, com foco nas áreas de gestão: Administração, contabilidade, inovação e empreendedorismo.

Ana Flávia Monteiro Diogenes, Instituto Federal do Amazonas

Professora do Ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - Campus São Gabriel da Cachoeira, com foco na área de Direito.

Referências

ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia [online]. v. 27, n. 83, pp. 282-287. 2010.

CUNHA, M. A. & SPINOSA, L. M. (2002). Tecnologia da Informação em Organizações Educacionais: Uma Revisão dos Aspectos Tecnológicos. ENEGEP XXII, Curitiba, Paraná, p.01.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Booking: Artimed, 2010.

FREITAS, Daniel Antunes et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

JOHNSSON, Marcelo Evandro. A importância da utilização de jogos de empresas em programas de capacitação de executivos. Revista FAE BusinessNN. 2, pp47-49. jun-2002.

LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994. P. 77-118.

MARQUES FILHO, PAULO A. Jogos de empresas: uma estratégia para o ensino de gestão e tomada de decisão. São Paulo. 175 p. Universidade Paulista. Dissertação de mestrado. 2001.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PROENÇA JR, Domicio. Critérios e Experiências no uso de jogos pedagógicos. REDES 2002.

TORI, ROMERO. Game e treinamento profissional. Simpósio do Festival de Jogos Eletrônicos do SESC. Jan-2005

SAUAIA, Antonio C. A. Jogos de Empresas: Tecnologia e Aplicação. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

MEDEIROS, D. O.; DIOGENES, A. F. M. O Ensino Aprendizagem da Administração por meio do jogo Banco Imobiliário em um contexto de Educação Técnica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.650. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/650. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2018-08-27
Accepted 2018-12-21
Published 2018-12-26