Scratch e a possibilidade de novos sentidos sobre o ensino da Lógica de Programação

Autores

  • Luciana Michele Ventura Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Lisandra Costa Pereira Kirnew Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.702

Palavras-chave:

Ensino, Sentidos, Lógica, Programação, Jogos

Resumo

A Revolução Tecnológica ocorrida desde a segunda metade do século XX ocasionou mudanças nos diversos setores da economia, educação, saúde, entre outros. Em decorrência cada vez mais são requisitados profissionais formados na área de Computação, capacitados para desenvolver os softwares utilizados para criar soluções inteligentes e atender às necessidades da sociedade atual. Este estudo promoveu uma pesquisa qualitativa realizada no 1º Módulo do Curso Técnico em Informática para Internet, desenvolvida na disciplina de Lógica de Programação, de uma escola técnica estadual da cidade de Palmital-SP, com o intuito de analisar as percepções dos alunos com relação ao uso da ferramenta lúdica Scratch no ensino introdutório da Lógica de Programação. Aplicou-se um questionário com seis questões após a realização do projeto com os alunos, bem como uma avaliação para verificar a aprendizagem do conhecimento proposto. Os resultados da avaliação indicaram aprendizagem da maioria dos estudantes. Sobre suas percepções, 74% dos alunos gostaram de aprender os conteúdos da Lógica de Programação, utilizando o Scratch. Conclui-se que o ensino da Lógica de Programação requer reflexões sobre novas maneiras de ensinar por meio de metodologias ativas, que proporcionam aos sujeitos o aprimoramento de habilidades necessárias, como é o caso do raciocínio lógico e o pensamento reflexivo. Uma ferramenta lúdica pode ser uma proposta interessante, foi o que indicou os sentidos positivos construídos e expressos pelos alunos após participarem da pesquisa.

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Biografia do Autor

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Docente titutar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR- Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.Pós-Doutora e Doutora em Psicologia - linha: psicologia educacional, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e bolsista pela Fapesp. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Especial, Estimulação Precoce, Psicopedagogia Institucional e Clínica. Possui graduação em Pedagogia. Experiência na Educação Básica , Superior e pós Graduação na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Perspectiva Piagetiana sobre o desenvolvimento Intelectual, Afetivo e Moral.Fracasso escolar, Práticas educativas inclusivas e intervenções por meio de jogos e diferentes linguagens em ambientes virtuais para alunos com ou sem necessidades educacionais especiais.

Lisandra Costa Pereira Kirnew, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Licenciada em Informática pela Faculdade de Tecnologia - Sorocaba (2008). Graduada em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Marília (1995). Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Especialista em Tecnologias para Aplicações Web, pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná (2016). Especialista em Gestão Escolar pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuiba (2015). Professora de informática da Prefeitura Municipal de Palmital e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Mestranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR - Londrina - 2017)

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Publicado

10-06-2019

Como Citar

VENTURA, L. M.; BIANCHINI, L. G. B.; KIRNEW, L. C. P. Scratch e a possibilidade de novos sentidos sobre o ensino da Lógica de Programação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.702. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/702. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2018-10-08
Accepted 2019-05-13
Published 2019-06-10