Conceitos matemáticos e tecnologias digitais: um olhar para o reflorestamento

Autores

  • Michele Silva da Mata Caetano Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Paula Azevedo Moura
  • Jorge Schneider
  • Ronaldo Leffler
  • Marize Lyra Silva Passos

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.732

Palavras-chave:

Informática, Educação ambiental, Educação Matemática

Resumo

Esse trabalho é fruto de uma pesquisa de alunos do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), referente à disciplina de Tecnologias Educacionais I, onde foram proporcionados espaços de debates e reflexões sobre a aplicação de recursos tecnológicos computacionais na Educação em Ciências e Matemática, tanto como fundamentação à aprendizagem quanto à discussão sobre possíveis estratégias didático-pedagógicas. Foram desenvolvidas estratégias metodológicas por meio de um projeto pedagógico interdisciplinar a filhos de agricultores familiares, onde se utilizou tecnologias digitais (TD) visando facilitar o cálculo de áreas geográficas, bem como discutir aspectos relacionados à preservação e à recuperação de áreas ambientais. Para isso foram feitas discussões aprofundamentos sobre recursos hídricos e código florestal, bem como aulas de campo com coleta de dados utilizando as TD e constatações in loco. Assim, no decorrer do trabalho foram discutidos diversos conteúdos, mesclando conceitos da matemática, da topografia e relacionando-os ao meio ambiente, por meio da temática do reflorestamento. Para a execução das atividades utilizamos três softwares, que permitiram uma abordagem diferenciada dos conteúdos, proporcionando aos alunos refletirem a respeito do meio onde estão inseridos e a importância do equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Silva da Mata Caetano, Instituto Federal do Espírito Santo

Atualmente é pedagoga do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Faculdade do Centro Leste - UCL; Designer Educacional do curso de Pós Graduação em Informática na Educação ofertado pelo CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância; Designer Educacional dos cursos do TeleEducação do Projeto Nacional Telessaúde Brasil Rede. Mestranda em Educação em Ciência e Matemática (EDUCIMAT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo, membro do grupo de pesquisa Gedi - Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão. Graduada em Design pela Faculdade do Centro Leste (2013) e em Pedagogia pela Escola de Ensino Superior Fabra (2014). Possui especializações em Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas; em Arte na Educação; em Libras; em Educação Especial e Inclusiva. Já atuou como professora de Arte e também no Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Auditiva no Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de Serra; como professora voluntária da disciplina de Libras - Língua Brasileira de Sinais no Ifes - campus Serra. E como Instrutora de Libras na Secretaria de Educação do ES. Como Designer Educacional atuou no Profuncionário - Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública nos cursos de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar - todos ofertados pelo CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância. Possui interesse em Educação, Design, Inclusão, Libras e Surdez.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Diário oficial da união. Poder Legislativo, Brasília - DF.

BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação matemática. 3. Ed.2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CALDAS, W. K.; NOBRE, I. A. M; GAVA, T. B. S. O uso do computador na educação: desafios tecnológicos e pedagógicos. In: NOBRE, I. A. M. [et al] (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra, ES: Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.

D`AMBROSIO, U. A influência da tecnologia no fazer matemático ao longo da história. Ubiratan D’Ambrósio: é impossível evitar a diversidade de culturas. São Paulo, 22 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com.br/2011/02/influencia-da-tecnologia-no-fazer.html. Acesso em: 10 abr 2018.

FÁVERO, R. da P; NUNES, V. B. Os projetos de aprendizagem e às TICs. In: NOBRE, Isaura M. [et al] (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra, ES: Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.

FERRETTI, A. R. Modelos de Plantio para a Restauração. In.: GALVÃO, A. P. M.; MEDEIROS, A. C. de S. (Ed.). Restauração da Mata Atlântica em áreas de sua primitiva ocorrência natural. Colombo: Embrapa Florestas, 2002.

MACHADO, F.; ANDERSON, K. Novo código florestal brasileiro: guia para tomadores de decisão em cadeias produtivas e governos – Brasília (DF): WWF Brasil, 2016. 60 p.: il.; 21 x 29,7 cm.

MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. 5 ed. Campinas: Papirus, 2013.

NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.

REIS, J. B. A. O conceito de tecnologia e tecnologia educacional para alunos do ensino médio e superior. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2009. Os anais do 12º COLE. Campinas- SP, 2009.

UNESCO. Diretrizes de Políticas da Unesco para Aprendizagem Móvel. 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2018.

VASCONCELOS, C. A.; LIMEIRA, K. M.; SILVA, I. B. da. Do real ao virtual: discutindo concepções de alunos da EAD sobre TIC e ensino-aprendizagem da matemática. 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2018.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

CAETANO, M. S. da M.; MOURA, A. P. A.; SCHNEIDER, J.; LEFFLER, R.; SILVA PASSOS, M. L. Conceitos matemáticos e tecnologias digitais: um olhar para o reflorestamento. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.732. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/732. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2019-01-19
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10