Conceitos matemáticos e tecnologias digitais: um olhar para o reflorestamento
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.732Palavras-chave:
Informática, Educação ambiental, Educação MatemáticaResumo
Esse trabalho é fruto de uma pesquisa de alunos do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), referente à disciplina de Tecnologias Educacionais I, onde foram proporcionados espaços de debates e reflexões sobre a aplicação de recursos tecnológicos computacionais na Educação em Ciências e Matemática, tanto como fundamentação à aprendizagem quanto à discussão sobre possíveis estratégias didático-pedagógicas. Foram desenvolvidas estratégias metodológicas por meio de um projeto pedagógico interdisciplinar a filhos de agricultores familiares, onde se utilizou tecnologias digitais (TD) visando facilitar o cálculo de áreas geográficas, bem como discutir aspectos relacionados à preservação e à recuperação de áreas ambientais. Para isso foram feitas discussões aprofundamentos sobre recursos hídricos e código florestal, bem como aulas de campo com coleta de dados utilizando as TD e constatações in loco. Assim, no decorrer do trabalho foram discutidos diversos conteúdos, mesclando conceitos da matemática, da topografia e relacionando-os ao meio ambiente, por meio da temática do reflorestamento. Para a execução das atividades utilizamos três softwares, que permitiram uma abordagem diferenciada dos conteúdos, proporcionando aos alunos refletirem a respeito do meio onde estão inseridos e a importância do equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.
BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Diário oficial da união. Poder Legislativo, Brasília - DF.
BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação matemática. 3. Ed.2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CALDAS, W. K.; NOBRE, I. A. M; GAVA, T. B. S. O uso do computador na educação: desafios tecnológicos e pedagógicos. In: NOBRE, I. A. M. [et al] (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra, ES: Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.
D`AMBROSIO, U. A influência da tecnologia no fazer matemático ao longo da história. Ubiratan D’Ambrósio: é impossível evitar a diversidade de culturas. São Paulo, 22 de fevereiro de 2011. Disponível em: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com.br/2011/02/influencia-da-tecnologia-no-fazer.html. Acesso em: 10 abr 2018.
FÁVERO, R. da P; NUNES, V. B. Os projetos de aprendizagem e às TICs. In: NOBRE, Isaura M. [et al] (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra, ES: Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.
FERRETTI, A. R. Modelos de Plantio para a Restauração. In.: GALVÃO, A. P. M.; MEDEIROS, A. C. de S. (Ed.). Restauração da Mata Atlântica em áreas de sua primitiva ocorrência natural. Colombo: Embrapa Florestas, 2002.
MACHADO, F.; ANDERSON, K. Novo código florestal brasileiro: guia para tomadores de decisão em cadeias produtivas e governos – Brasília (DF): WWF Brasil, 2016. 60 p.: il.; 21 x 29,7 cm.
MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. 5 ed. Campinas: Papirus, 2013.
NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
REIS, J. B. A. O conceito de tecnologia e tecnologia educacional para alunos do ensino médio e superior. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2009. Os anais do 12º COLE. Campinas- SP, 2009.
UNESCO. Diretrizes de Políticas da Unesco para Aprendizagem Móvel. 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2018.
VASCONCELOS, C. A.; LIMEIRA, K. M.; SILVA, I. B. da. Do real ao virtual: discutindo concepções de alunos da EAD sobre TIC e ensino-aprendizagem da matemática. 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10