Avaliação do uso de uma sequência didática no ensino de matrizes através da programação em blocos por um grupo focal
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.758Palavras-chave:
Educação Matemática, Informática e Educação, ÁlgebraResumo
Este artigo apresentará a avaliação do uso de uma sequência didática, no ensino de matrizes a partir da construção de aplicativos para celular na plataforma App Inventor 2, objetivando o estreitamento da matemática escolar de alunos do 2º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio aos demais conteúdo do curso. Como forma de coleta de dados, foi utilizado como recurso metodológico o grupo focal, em que se fez uso de entrevistas em grupo pretendendo ouvir a opinião de cada participante. Quatro professores que atuam no curso integrado ao ensino médio e no curso de graduação em Sistemas de Telecomunicações de uma Instituição Pública Federal, localizada na cidade de Belém-PA e que ministram disciplinas em que a matemática é requisito mínimo, compuseram o grupo. Foram realizados três encontros, e as 9 sequências didáticas desenvolvidas puderam ser validadas. O grupo avaliou em cada encontro três sequências didáticas, a primeira que aborda a soma entre matrizes, a segunda que aborda a multiplicação de matrizes por um escalar e a última que aborda a multiplicação entre matrizes. Ao final dos encontros, o grupo focal legitimou a confiabilidade e a eficácia do experimento, contribuindo com sugestões para melhorar a qualidade das atividades, e algumas críticas. Dentre as considerações feitas, algumas foram aceitas e as sequências alteradas, as excluídas foram devidamente justificadas.
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Accepted 2019-10-16
Published 2019-12-11