Avaliação do uso de uma sequência didática no ensino de matrizes através da programação em blocos por um grupo focal

Autores

  • Gabryella Rocha Rodrigues IFPA
  • Fábio José Alves Universidade Estadual do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.758

Palavras-chave:

Educação Matemática, Informática e Educação, Álgebra

Resumo

Este artigo apresentará a avaliação do uso de uma sequência didática, no ensino de matrizes a partir da construção de aplicativos para celular na plataforma App Inventor 2, objetivando o estreitamento da matemática escolar de alunos do 2º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio aos demais conteúdo do curso. Como forma de coleta de dados, foi utilizado como recurso metodológico o grupo focal, em que se fez uso de entrevistas em grupo pretendendo ouvir a opinião de cada participante. Quatro professores que atuam no curso integrado ao ensino médio e no curso de graduação em Sistemas de Telecomunicações de uma Instituição Pública Federal, localizada na cidade de Belém-PA e que ministram disciplinas em que a matemática é requisito mínimo, compuseram o grupo. Foram realizados três encontros, e as 9 sequências didáticas desenvolvidas puderam ser validadas. O grupo avaliou em cada encontro três sequências didáticas, a primeira que aborda a soma entre matrizes, a segunda que aborda a multiplicação de matrizes por um escalar e a última que aborda a multiplicação entre matrizes. Ao final dos encontros, o grupo focal legitimou a confiabilidade e a eficácia do experimento, contribuindo com sugestões para melhorar a qualidade das atividades, e algumas críticas. Dentre as considerações feitas, algumas foram aceitas e as sequências alteradas, as excluídas foram devidamente justificadas.

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Biografia do Autor

Fábio José Alves, Universidade Estadual do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará ? UNESPa (1990), Licenciatura em Ciências de 1º Grau pela União das Escolas Superiores do Pará ? UNESPa (1989), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1994), Mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1999), Doutorado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2003) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, Docente do Mestrado em Educação/UEPA e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática/UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias e Vice líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática da UEPA. Está atuando no desenvolvimento de software educativo para o ensino de matemática. Têm experiência em Educação Matemática e matemática aplicada. Tem experiência na área do ensino a distância. Tem experiência em Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, nos temas: deconvolução, filtragem com Wiener, atenuação e supressão de múltiplas.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

RODRIGUES, G. R.; ALVES, F. J. Avaliação do uso de uma sequência didática no ensino de matrizes através da programação em blocos por um grupo focal. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.758. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/758. Acesso em: 5 dez. 2024.
Received 2019-03-11
Accepted 2019-10-16
Published 2019-12-11