Formação continuada de professores à luz do letramento - o memorial como espaço de formação continuada: relatos de experiência

Autores

  • Augusto José Savedra Lima IFAM CPA
  • Nilton Paulo Ponciano IFAM - CMC

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.762

Palavras-chave:

Formação continuada do professor, Letramento, Experiência

Resumo

Este texto traz relatos da experiência da implementação de produto educacional voltado para a Formação Continuada de Professores à luz do Letramento, no Curso de Especialização em Investigações Educacionais (CEIE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro (CMC), lato sensu, durante a ministração da disciplina Oficina de Produção Textual, no período de 05 a 10 de novembro de 2018, sendo os professores em formação os acadêmicos do curso. Destaca-se que o objetivo da disciplina foi a construção de memoriais de formação, nos quais os participantes pudessem se enxergar como partícipes da construção e comunicação de conhecimento, bem como agentes de seu próprio saber. Desta maneira, para exposição dos relatos, dá-se ênfase à contextualização de como a ação foi planejada, ao conceito de memorial e sua relação com a formação de professores, bem como à narrativa dos acontecimentos pertinentes. Do processo formativo, pode-se inferir que os frutos resultaram no conhecimento pelos participantes de quem são, de seu papel em sociedade e de sua agência como profissionais. Assim, como consequência, se pôde constatar a produção do gênero textual/discursivo memorial como possibilidade de processo formativo significativo para os professores, pois esses encontros/aulas fez com que eles refletissem sobre suas práticas e ressignificá-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

LIMA, A. J. S.; PONCIANO, N. P. Formação continuada de professores à luz do letramento - o memorial como espaço de formação continuada: relatos de experiência. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.762. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/762. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2019-03-13
Accepted 2019-05-17
Published 2019-06-10