Uma experiência com cartas autobiográficas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.763Palavras-chave:
Autobiografia, Autoria, CartasResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o relato de experiência realizado no estágio docência na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II ministrada pelo Professor Doutor Amarildo Menezes Gonzaga, durante os meses de Agosto a Novembro com alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas do curso de licenciatura em Química do oitavo período, como atividade de implementação de produto educacional do MPET (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico). A metodologia teve como base a produção de cartas autobiográficas, quando os alunos foram instigados à escrita de si para si mesmos e para os outros, capaz de revelar identidades, quebrar paradigmas e despertar o sentimento de autoria naqueles que produzem conhecimento a partir da escrita reflexiva. A experiência deu lugar a um lugar propício para o diálogo e trocas de conhecimento que resultaram na elaboração de produtos educacionais que abordam os rumos da formação de professores pesquisadores e a pesquisa em sala de aula em várias perspectivas de escrita a contar com a carta conotativa, denotativa, mediadora e de intenção.
Downloads
Métricas
Referências
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, M. A. S. Refletindo sobre pressupostos da pesquisa em educação. In: Evandro Ghedin; Amarildo Menezes Gonzaga. (Org.). Introdução à Pesquisa em Educação. 1ed.Manaus: UEA, 2006, v. 1, p. 23-41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10