Uma experiência com cartas autobiográficas

Autores

  • Edson Castelo Branco Feitosa Júnior IFAM-CMC
  • Amarildo Menezes Gonzaga IFAM-CMC

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.763

Palavras-chave:

Autobiografia, Autoria, Cartas

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o relato de experiência realizado no estágio docência na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II ministrada pelo Professor Doutor Amarildo Menezes Gonzaga, durante os meses de Agosto a Novembro com alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas do curso de licenciatura em Química do oitavo período, como atividade de implementação de produto educacional do MPET (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico). A metodologia teve como base a produção de cartas autobiográficas, quando os alunos foram instigados à escrita de si para si mesmos e para os outros, capaz de revelar identidades, quebrar paradigmas e despertar o sentimento de autoria naqueles que produzem conhecimento a partir da escrita reflexiva. A experiência deu lugar a um lugar propício para o diálogo e trocas de conhecimento que resultaram na elaboração de produtos educacionais que abordam os rumos da formação de professores pesquisadores e a pesquisa em sala de aula em várias perspectivas de escrita a contar com a carta conotativa, denotativa, mediadora e de intenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, M. A. S. Refletindo sobre pressupostos da pesquisa em educação. In: Evandro Ghedin; Amarildo Menezes Gonzaga. (Org.). Introdução à Pesquisa em Educação. 1ed.Manaus: UEA, 2006, v. 1, p. 23-41.

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

FEITOSA JÚNIOR, E. C. B.; GONZAGA, A. M. Uma experiência com cartas autobiográficas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.763. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/763. Acesso em: 20 abr. 2024.
Received 2019-03-13
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10