O ensino da pirâmide alimentar e a construção do hábito saudável por meio do lúdico: um estudo de caso

Autores

  • Ana Nery Furlan Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Sandra Mara Santana Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Paula Salvador Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cinthia Ronconi Forrechi

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.775

Palavras-chave:

Alimentação Escolar, Ensino Fundamental, Jogo

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento do jogo “O que é, o que é?”, uma série de charadas sobre alimentação e hábitos saudáveis. A motivação para pesquisa deve-se aos elevados índices de obesidade infantil e doenças infanto-juvenis em consequência da má alimentação. Dessa forma, o objetivo foi estimular a adoção do hábito da alimentação saudável por meio do jogo. O problema consiste na análise do uso deste recurso pedagógico como uma ferramenta complementar para o ensino do conteúdo alimentação e saúde, em sala de aula. Para esta análise utilizou-se como metodologia o estudo de caso, com abordagem qualitativa. O local de estudo foi uma escola municipal de Ensino Fundamental, com alunos do 4º ano, da cidade de Nova Venécia, região noroeste do estado do Espírito Santo. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que o jogo proporciona disposição para a adoção de hábitos mais saudáveis. Considera-se que este jogo contribui como suporte para o aprendizado, sendo uma ferramenta útil para a intensificação do conteúdo alimentação e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Nery Furlan Mendes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado em Química Inorgânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB). As principais áreas de atuação são: Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura, biodiesel e efluentes aquosos; Ensino de Química (desenvolvimento de materiais pedagógicos, metodologias diferenciadas, formação de professores).

Downloads

Publicado

10-06-2019

Como Citar

MENDES, A. N. F.; SANTANA ROCHA, S. M.; SALVADOR, P.; RONCONI FORRECHI, C. O ensino da pirâmide alimentar e a construção do hábito saudável por meio do lúdico: um estudo de caso. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i11.775. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/775. Acesso em: 24 abr. 2024.
Received 2019-03-25
Accepted 2019-06-03
Published 2019-06-10