Uma experiência sobre o sistema de transporte publico da grande vitória com estudantes do curso técnico em logística integrado ao ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.779Palavras-chave:
Educação matemática, Educação profissional, Integração curricular, Interdisciplinaridade, Transporte coletivoResumo
Neste artigo, analisamos atividades do Clube de Matemática e evidenciamos aprendizagens de estudantes da Educação Profissional participantes deste projeto de ensino, desenvolvido no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Viana, em 2017. O Sistema Transcol, contexto da pesquisa, interliga sete municípios da Grande Vitória através de terminais urbanos e diversas linhas de ônibus. Assim, na primeira etapa do projeto, construímos uma maquete contendo a localização dos terminais rodoviários e exibindo todas as rotas de ônibus do Sistema Transcol. Em seguida, os estudantes investigaram a história dos terminais e entrevistaram passageiros sobre suas memórias e a qualidade dos serviços prestados à população. Ao final do artigo, concluímos que os estudantes desenvolveram em si e incentivaram nos entrevistados um maior senso crítico a respeito da mobilidade urbana, ressignificando conteúdos de disciplinas de formação geral e do núcleo profissional do curso.
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Accepted 2019-06-10
Published 2019-06-10