Trabalho e Identidade: reflexão sobre a constituição da identidade docente enquanto elemento de transformação social

Autores

  • Daniele Ferreira de Souza Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Cirlande Cabral da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) http://orcid.org/0000-0001-7354-1770

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.788

Palavras-chave:

Trabalho, Identidade Docente, Transformação Social

Resumo

O trabalho ocupa papel central na vida do ser humano, sendo um dos elementos essenciais para a constituição da identidade. Através do trabalho o homem se socializa, produz conhecimento e nessa interação também se reconhece enquanto indivíduo, sendo, portanto, o trabalho, elemento essencial para a constituição da identidade individual e profissional. Nesse sentido, este texto elaborado a partir de uma breve revisão bibliográfica, buscou relacionar o trabalho à constituição da identidade profissional docente, identificação necessária para uma postura crítico-reflexiva e o compromisso do professor com sua prática a fim de agir como um agente de transformação social ao contribuir para a formação humana integral dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. Campinas, SP: Boitempo, 2009.

ARAUJO, Romilda Ramos de.; SACHUK, Maria Iolanda. Os Sentidos do Trabalho e suas implicações na formação dos indivíduos inseridos nas Organizações Contemporâneas. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 53-66, 2007.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos cedes, v. 19, n. 44, p. 1932, 1998.

BLANCH, Josep Maria. Trabajar em la modernidad industrial. In J. M. Blanch (Coord.). Teoría de las Relaciones Laborales. Fundamentos. Barcelona: Editorial UOC, 2003.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

BURNIER, Suzana.; CRUZ, Regina Mara Ribeiro; DURÃES, Marina Nunes; PAZ, Mônica Lana; SILVA, Adriana Netto; SILVA, Ivone Maria Mendes. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 343-358, Aug. 2007.

CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski.; OLIVEIRA, Denise. A constituição da profissão docente: um estudo com professores da educação profissional. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 16, n. 50, p. 1009-1028, out./dez. 2016.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. ______. O saber e as figuras do aprender. In: Bernard Charlot. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RGS: Artmed, 2008.

CIAMPA, Antônio da Costa. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005.

______________________________. Identidade. In: LANE e CODO (org.) Psicologia Social: O homem em movimento. Tatuapé, SP: Brasiliense, 1989.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.

CODO, Wanderley. Um diagnóstico do trabalho (em busca do prazer), in: TAMAYO, A; BORGES-ANDRADE, J. Ed.; CODO, W. (org): Trabalho, organizações e cultura (Coletâneas da Anpepp no. 11, pag. 36-55). Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, 1996.

COUTINHO, Maria Chafin.; KRAWULSKI, Edite.; SOARES, Dulce Helena Penna. Identidade e trabalho na conteporaneidade: repensando articulações possíveis. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 19, n. spe, p. 29-37, 2007.

DEJOURS, Christophe. Prefácio. In A. M. Mendes, Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisas (pp. 19-22). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

________________________. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção (pp. 27-34). Set./Dez. 2004.

DIAS, Sueli de Fátima. Construção da identidade docente: intermediações da formação e das condições de trabalho do professor. Revista Educação, Guarulhos, v. 06, p. 45-53, 2011.

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Monteiro.; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.

KRAWULSKI, Edite. A Orientação profissional e o significado do trabalho. Revista da ABOP,2(1), 5-19, 1998.

MARX, Karl. O CAPITAL. Volume I, tomo 1, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MORAIS, João Kaio Cavalcante; SANTOS, Maria Gerusa; BRANDÃO, Pollyanna Araújo. O caminho dos professores na educação profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista brasileira da educação profissional tecnológica. vol. 1, n. 12 (2017).

SAVIANI, Demerval. O choque teórico da Politecnia. Trab. educ. saúde. vol.1, n.1, pp.131-152. 2003.

________________. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, 2007.

________________. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da Individualidade. 2 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

SOUZA, D. F. de; SILVA, C. C. da. Trabalho e Identidade: reflexão sobre a constituição da identidade docente enquanto elemento de transformação social. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.788. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/788. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2019-04-14
Accepted 2019-11-01
Published 2019-12-11