Rolê no IF: um aplicativo em favor da inclusão e contra a evasão no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Elisa Carmo Franco de Almeida Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • Alex Fernandes da Veiga Machado Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.794

Palavras-chave:

Tecnologia, Comunicação, Permanência, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Documentos institucionais comprovam que uma das causas de evasão no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba é a falta de conhecimento sobre a identidade dos cursos da referida modalidade. Partindo deste fato, o presente estudo buscou validar a hipótese de que um aplicativo para dispositivos móveis voltado a alunos em potencial seria um aliado do Campus Rio Pomba na prevenção da evasão escolar. Tal pressuposto baseia-se na ideia de que, ao dialogar com as especificidades da faixa etária e promover o conhecimento sobre os cursos, o app favoreceria o engajamento e a inclusão antecipada dos adolescentes a quem o EMI se destina. Assim, o método de validação foi composto por revisão bibliográfica, estudo de experiências educacionais recentes com uso de tecnologia, além de resultados de entrevistas com estudantes adolescentes internos e externos ao Instituto Federal em questão. Confirmou-se, assim, o potencial deste tipo de produto educacional, conclusão que levou ao desenvolvimento de uma proposta de protótipo de aplicativo. Nele, são encontradas informações curriculares, imagens, vídeos e informações identitárias do EMI, além de recurso de interação entre público externo e alunos que já ingressaram na instituição. Acredita-se que a comunicação e a tecnologia são capazes de prevenir a evasão escolar e promover a aproximação entre o Campus Rio Pomba e adolescentes público-alvo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao incluir estes últimos precocemente no universo institucional e permitir maior criticidade e reflexão quanto a que curso escolher.

 

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Biografia do Autor

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática e Física. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Alex Fernandes da Veiga Machado, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2008) em Computação pela Universidade Federal Fluminense, Bacharelado em Ciência da Computação pela FAGOC (2006), Licenciatura em Matemática pelo IFSUDESTE-MG (2013), Licenciatura em Filosofia pela UFSJ (2018), Técnico em Eletrônica pelo CEFET (2001) e Técnico em Administração pela ETFG (2000). Atuando no IFSUDESTE-MG / Cataguases é Professor de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional no Campus Rio Pomba. Tem experiência e realiza pesquisas principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de jogos, inteligência artificial e informática na educação.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

ALMEIDA, E. C. F. de; MIRANDA, P. R. de; MACHADO, A. F. da V. Rolê no IF: um aplicativo em favor da inclusão e contra a evasão no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.794. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/794. Acesso em: 23 abr. 2024.
Received 2019-05-03
Accepted 2019-10-16
Published 2019-12-11