Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional como possibilidade de emancipação dos sujeitos jovens
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.866Palavras-chave:
Juventude, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Educação, Educação Profissional IntegradaResumo
É um estudo que versa sobre a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional, numa tentativa de relacionar essas modalidades de educação e, para além disso, compreendê-la enquanto uma possibilidade de emancipação dos sujeitos jovens, tendo em vista os pressupostos da omnilateralidade, da formação integral e da politecnia. O presente estudo analisa a categoria da juventude, numa tentativa de compreender os pressupostos da condição juvenil na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional. Para tanto, apresentamos uma reflexão acerca da relação existente entre a educação e o trabalho, de modo que se compreenda a concepção da educação profissional, estabelecendo um diálogo entre educação, trabalho e cultura. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, a qual nos levou a perceber que a integração entre Educação de Jovens e Adultos e educação profissional é uma das possibilidades para contribuir e viabilizar uma formação omnilateral e emancipatória dos sujeitos jovens.
Downloads
Métricas
Referências
ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. IN: FAVERO, Osmar; et al. Juventude e Contemporaneidade. Brasília: MEC/UNESCO, 2007. Pp. 73-90.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999.
BERNARDIM, Marcio Luiz. Juventude, escola e trabalho: sentidos atribuídos ao ensino médio integrado por jovens da classe trabalhadora' 20/11/2013 304 f. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná, Curitiba Biblioteca Depositária: Biblioteca de Humanas, Educação e Artes – UFPR.
BRASIL. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer 11/2000. Brasília: CNE/CEB, 2000.
________. Constituição da República Federativa do Brasil. 15 de outubro de 1988.
________. Estatuto da Juventude. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2007.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Concepções e Contradições, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DAYRELL, Juarez. O Jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação. 2003. n. 24. pp. 40-52.
ESTEVES, Luiz Carlos Gil; ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, Juventudes: pelos outros e por elas mesmas. In: ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. 1ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2007.
FURLAN, Fernanda Mendes. Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos: uma análise sobre o PROEJA no Instituto Federal Farroupilha' 18/03/2016 138 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul Biblioteca Depositária: UNISC.
GROPPO, Luís Antônio. Condição juvenil e modelos contemporâneos de análise sociológica das juventudes. In: SOUSA, Janice Tirelli Ponte de; GROPPO, Luís Antônio. Dilemas e contestações das juventudes no Brasil e no mundo. Florianópolis: UFSC, 2011.
_________________________. Juventudes: sociologia, cultura e movimentos. Alfenas: UFAL, 2016.
NOVAES, Regina. Juventude e sociedade: jogos de espelhos. Sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. 2007. Disponível em http://antropologia.com.br/arti/colab/a38-rnovaes.pdf (acesso em 22/11/2017).
PEREIRA, Josué Vidal. CASTRO, Mad’Ana Desirée Ribeiro de. BARBOSA, Sebastião Cláudio. Diálogos sobre educação de jovens e adultos: desafios políticos e pedagógicos da integração com a educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2017.
REGO, Noelia Rodrigues Pereira. É nóis que tá, então é nóis que sabe! Os sujeitos jovens da EJA e seu ensino mambembe: relações entre escola, trabalho, direitos e cidadania' 27/02/2013 142 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Central da UNIRIO.
SANTOS, Mary Ellen Silva. Que educação querem os jovens? Uma análise das demandas proclamadas nas Conferências Nacionais de Juventude (2008 e 2011)' 28/08/2013 71 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Central da UNIRIO.
SAVIANI, Demerval. Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. 2003, vol.1, n.1, pp.131-152.
SILVA, REINOUDS LIMA. Avaliação da política pública de educação de jovens e adultos na rede federal de educação profissional e tecnológica: o PROEJA no Instituto Federal do Maranhão - Campus Açailândia' 01/04/2015 103 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade de Brasília, Brasília Biblioteca Depositária: BCE UnB.
VIANA. Nildo. Juventude e Sociedade: ensaios sobre a condição juvenil. 1ª ed. São Paulo: GIOSTRI, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-11-10
Published 2019-12-11