Políticas de Ética e Integridade

Princípios sobre a ética e integridade na pesquisa e  publicação científica

A revista Educitec está comprometida em atender e manter os padrões éticos  durante todo seu processo de avaliação, revisão por pares e publicação dos artigos científicos, tomando como base as Diretrizes de Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse sentido, não são permitidas  más condutas relativas ao processo de publicação, as quais incluem, mas não se limitam a: plágio, autoplágio, manipulação de citação, falsificação de dados, autoria fantasma, conflitos de interesses não explicitados e manipulação do processo de revisão por pares.

A Educitec assumiu o compromisso de garantir a integridade em todas as etapas do processo editorial, salvaguardando os seus envolvidos. Desta forma, em casos que envolvam suspeitas de má conduta, haverá uma investigação por parte do periódico com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético, com o escopo de que todas as dúvidas sejam dirimidas da melhor maneira possível.

Caso haja alguma denúncia ou observação de má conduta cometida por qualquer parte dos envolvidos durante o processo editorial, iremos paralisar o referido processo para a devida investigação, mediante aviso prévio a todos os envolvidos. O processo de avaliação deverá somente será continuado se não for comprovada a má conduta.

No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do/s autor/es. Quando a má conduta for efetivada por um ou mais dos editores este/s será afastado das suas atribuições no periódico. E se a má conduta for praticada por parecerista ad-hoc, este não prestará novas contribuições para o periódico, sendo desativada sua função de avaliador.

Os autores que submeteram suas pesquisas a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), devem mencionar no corpo do manuscrito.

Políticas de ética em pesquisa para estudos envolvendo a participação de seres humanos

Todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito de interesses ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

Os autores devem conhecer e seguir todas as normas relativas à realização de pesquisas com participantes humanos, animais, populações vulneráveis e etc., além daquelas relativas a direitos autorais, ao uso de dados confidenciais, à preservação do anonimato dos participantes bem como o consentimento adequado e práticas empresariais e de marketing. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa ou da Comissão de Ética no Uso de Animais, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. 

 

Política de detecção de plágio

Não será aceita qualquer forma de plágio, os manuscritos submetidos pelos autores a esta Revista devem ser originais e serão e verificados com o software antipágio Turnitin Similarity antes de serem enviados para avaliação. 

Caso seja identificada qualquer forma de plágio ou autoplágio, o texto será desconsiderado e a Equipe Editorial da Educitec entrará em contato com o autor informando seu arquivamento.