Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) é um periódico científico de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal do Amazonas. Os artigos podem ser publicados em português, inglês e espanhol.


Tem por objetivo divulgar a produção científica sobre temas relacionados à área de Ensino, com o intuito de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em diferentes áreas, a atuação profissional docente, a construção de conhecimento, o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, a disseminação da ciência e da prática aplicada ao ensino, com foco em temas relacionados ao ensino tecnológico.


O periódico publica artigos e entrevistas que problematizam questões teóricas e empíricas em diferentes níveis da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais de ensino, buscando promover a divulgação de pesquisas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, que incluem tecnologias educacionais, produção de materiais instrucionais, propostas educativas e produtos educacionais para o ensino de determinado conteúdo, objetivando a construção de conhecimento científico sobre esse processo e sobre diferentes fatores que nele interferem.


Tem como missão ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisas na comunidade científica nacional e projetar ações de melhorias para a construção do periódico visando consolidar maior visibilidade no cenário internacional.

Artigos submetidos à Educitec devem estar relacionados a pesquisas/produção acadêmico-científica, conforme as linhas temáticas detalhadas a seguir:

  1. Processos Formativos de Professores:  trata sobre propostas de processos formativos para professores da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais, centrando-se em focos de natureza formativa, estrutural, organizacional, didática e pedagógica. Para isto, serão priorizadas as peculiaridades dos impactos e repercussões decorrentes da organização do trabalho pedagógico do professor.
  2. Processos e Recursos para o Ensino:  trata sobre a criação, aplicação e avaliação de meios e recursos pedagógicos para a otimização de conhecimentos específicos para o processo ensino-aprendizagem, considerando a Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais, tomando como base os fundamentos teórico-epistemológicos caracterizadores dos processos investigativos do ensino e da aprendizagem atrelados principalmente às tecnologias.
  3. Produtos Educacionais e Metodologias para sua Elaboração:  trata sobre a concepção, elaboração, testes e metodologias empregadas na construção de produtos educacionais, a partir de um problema de ensino-aprendizagem identificado, compreendendo também discussões sobre os desafios da elaboração de produtos educacionais com respeito a abrangência, validação, complexidade, impacto, inovação, acessibilidade e aplicação no Ensino.
  4. Desenvolvimento da ciência da área do ensino: trata sobre pesquisas que versam sobre o desenvolvimento da ciência da área do ensino e que abordam temas emergentes capazes de ampliar e suscitar o debate de questões em tal área.

 Os artigos podem ser relacionados a:

  1. propostas didáticas,
  2. revisão da literatura e fundamentação teórica com potencial para aplicação em espaços formais e não formais de ensino, metodologia da pesquisa educacional,
  3. processos e produtos educacionais,
  4. trabalhos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da ciência da área do ensino.

Periodicidade

Desde 2020, a Educitec passou a adotar a modalidade de  publicação contínua, com volume anual (Janeiro-Dezembro).

O período entre a submissão e a publicação é de, em média, 6 meses, dependendo da quantidade de textos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas.

Histórico do Periódico

A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) é um periódico científico com acesso livre, criado em 2014. Foi  idealizado pelo Dr. Amarildo Menezes Gonzaga e sua concretização ocorreu a partir do projeto elaborado pela Dra. Anne Karynne Almeida Castelo Branco.

Seu início está vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico (MPET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), e passou a ser a revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, devido à aprovação do doutorado profissional, em novembro de 2019.

A revista tem como missão divulgar a produção acadêmico-científica e proporcionar a geração de novos conhecimentos relacionados, principalmente, sobre o ensino-aprendizagem e os diferentes fatores que nele interferem, com focos temáticos no ensino técnico e tecnológico.

A Revista Educitec teve sua primeira avaliação no ano de 2016, sendo avaliada com Qualis/CAPES B1 em Ensino. Caracteriza-se como um canal eletrônico, da comunicação científica formal, em que as pesquisas são divulgadas e apreciadas pela comunidade científica. Teve como editores: Dr. Amarildo Menezes Gonzaga, Dra. Anne Karynne Almeida Castelo Branco, Dra. Izabel Alinne Alves de Paula e Dr. Nilton Paulo Ponciano.

Em 2019, houve alteração na equipe da editoria científica, e a partir de 2020 foi adotado um conjunto de procedimentos e novas práticas de gestão editorial, no âmbito organizacional, de conteúdo e design, com o intuito de efetivar mudanças significativas e inaugurar uma nova fase da Educitec, demonstrando o constante trabalho e compromisso com a pesquisa e divulgação científica, refletidos pelos editores anteriores e atual.

Para tanto, foram efetivadas diferentes mudanças. Entre elas, pode-se citar: ampliação dos Comitês Editoriais Nacional e Internacional, ampliação da Equipe Técnica (Projeto Gráfico e Diagramação da revista, Designer/Webdesigner, Assistente Editorial, Revisores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa), construção dos novos manuais para  revisores e autores, adoção de nova capa,  reformulação do formulário de avaliação, elaboração de novos templates, ampliação do banco de avaliadores ad hoc, adoção de quatro linhas temáticas (Processos Formativos de Professores, Processos e recursos para o ensino, Produtos educacionais e metodologias para a sua elaboração e Desenvolvimento da ciência da área do ensino), fomento à divulgação da revista, ampliação das candidaturas para participação de bancos de indexação nacionais e internacionais, adoção de estratégias de internacionalização  e, principalmente, algumas inovações no processo editorial, incluindo, de forma gradual, a adoção da ciência aberta na editoração científica. 

Patrocínio da Revista

A Revista Educitec é um periódico científico promovido pelo programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM (PPGET), Campus Manaus Centro e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFAM. 

• Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e documentos submetidos à Revista Educitec são, preliminarmente, examinados pela Comissão Editorial (desk review), que verifica a adequação do manuscrito aos seguintes requisitos da política editorial:

1) não configura plágio, de acordo com o processo de verificação;

2) está adequado às linhas temáticas do periódico, às  diretrizes para autores e  à relevância científica.

3) atende as regras de formatação e de citação bibliográfica exigidas pela revista;

Caso o manuscrito não cumpra tais requisitos, a comissão editorial reserva-se o direito de rejeitá-lo nessa fase.

Se adequado, esses artigos são encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (Double-Blind Peer Review), a ser realizada por, pelo menos, dois  avaliadores ad hoc, de instituições diferentes da instituição do(s) autor(es). Em caso de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador.

A avaliação por pares é totalmente realizada através do  Open Journal Systems (OJS), que garante o anonimato das partes envolvidas (autores e pareceristas).

A avaliação por pares analisa a qualidade da redação e precisão/pertinência teórico-metodológica dos argumentos e dados apresentados nos manuscritos, levando em conta os seguintes critérios: Formulário de Avaliação Educitec. O formulário também apresenta duas caixas de texto com comentários do avaliador referentes à forma (estrutura, linguagem e apresentação) e   ao conteúdo (argumentos, desenvolvimento, método e conclusões) que são encaminhados aos autores.

O parecer final do avaliador poderá ser - Favorável à publicação, sem alterações; Favorável à publicação, após correções, na qual solicita-se aos autores modificações/correções recomendadas pelos avaliadores ad hoc  e Desfavorável à publicação.

Caso o manuscrito seja deferido pelos dois pareceristas será publicado, caso seja indeferido pelos dois será excluído e se for deferido por um e indeferido por outro será enviado para um terceiro que decidirá sobre a publicação ou não do artigo;

O(s) editor(es) comunicará(ão) as decisões dos pareceristas aos autores e quando necessário solicitará(ão) as modificações sugeridas;

No caso de modificações, o manuscrito será avaliado novamente antes de sua publicação final. Se as solicitações foram incorporadas pelos autores, o artigo será publicado, em caso negativo, será excluído e o autor será comunicado.

À Comissão Editorial  da Revista Educitec é reservado o direito à decisão final sobre a publicação, mediante a avaliação satisfatória do manuscrito reformulado.

Durante o processo editorial, casos de má conduta estão sujeitos à análise e julgamento pela Comissão Editorial, com base nas orientações de boas práticas, diretrizes e estudos de caso no Committee on Publication Ethics (COPE). O Conselho Editorial pode vir a ser consultado pelos editores, mas a decisão final sempre caberá à Comissão Editorial.

O fluxo de submissão (recebimento) e publicação de artigos é contínuo.

Sobre este sistema de publicação

A revista Educitec usa o Open Journal Systems (OJS 3.2.0.7), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

ISSN: 2446-774X

Qualis Capes 2017-2020 (Ensino): (Aguardando homologação da CAPES)