Uso da gamificação no Ensino de Química

Autores

  • Amanda Chelly da Rocha Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
  • João dos Santos Cabral Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-2430-233X

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1513

Palavras-chave:

Jogos Pedagógicos, Química, Aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, propõe-se o jogo intitulado Q_Quiz, desenvolvido por meio da ferramenta App Inventor para o ensino e aprendizagem dos números quânticos no ensino de Química de alunos do 1° ano do ensino médio, no qual se aborda o processo de evolução dos modelos atômicos. Como objetivo, buscou-se investigar o uso do aplicativo na aprendizagem de conceitos fundamentais no ensino de Química, tendo a gamificação como referência no uso de jogos no processo de aprendizagem. A partir da relação entre a construção dos modelos atômicos e o surgimento dos números quânticos – relação pouco usada nas aulas de Química do ensino médio – o Q_Quiz é um jogo de perguntas e respostas, desenvolvido para smartphones, composto por três fases: a evolução dos modelos atômicos, modelo de Bohr e números quânticos. A distribuição final de pontos obtidos pelos participantes mostra que o jogo é promissor, tanto para a legitimação dos conhecimentos já existentes quanto para a aprendizagem em si.

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Biografia do Autor

Amanda Chelly da Rocha, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Professora de química da rede pública do Estado do Amazonas,  Licenciatura em Química e Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico - IFAM.

João dos Santos Cabral Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professor de Física do Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas com mestrado e doutorado em Física.

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Publicado

31-05-2021

Como Citar

ROCHA, A. C. da .; NETO, J. dos S. C. Uso da gamificação no Ensino de Química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e151321, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1513. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1513. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2020-10-22
Accepted 2021-05-20
Published 2021-05-31