Aula de campo no ensino de solos

Autores

  • Alexandre Nicolette Sodré Oliveira
  • Jean Dalmo de Oliveira Marques

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.153

Palavras-chave:

Tecnologia. Aula prática. Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico por meio de uma pesquisa-ação com alunos do 6o ano de uma escola municipal na área rural de Manaus. Ele discute e ressalta a importância da prática da aula de campo no ensino de solos, de modo a proporcionar ao aluno, a construção de um saber mais abrangente sobre esta temática. Os resultados indicam que a aula de campo é uma estratégia didática eficaz, pois favoreceu o aumento do interesse, valorização e a ampliação do conhecimento sobre solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Nicolette Sodré Oliveira

Mestrando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM - Campus Manaus Centro, Av. 7 de Setembro, 1975, AM, CEP: 69020-120.

Jean Dalmo de Oliveira Marques

Doutor em Ecologia de Solo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM – Campus Manaus Centro, Av. 7 de Setembro, 1975, AM, CEP: 69020-120.

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanalise do conhecimento. 5.ed. – Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001a.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001b.

BERNARDON, A.; HASSE, B.; MELO, N. A. O solo como base de fontes renováveis de energia - Uma análise a partir dos livros didáticos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO DE AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 3., 2012, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão, UTFPR, 2012.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CALLAI, H. C. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIENCIAS SOCIAIS, 8., 2004, Coimbra. Anais... Coimbra, Gráfica de Coimbra, 2004. p. 1-10.

CIRINO, B. et al. A importância dos trabalhos de campo nas aulas sobre meio ambiente para turmas de ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, ENPEG, 2009.

FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 70-92, set./dez. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 42a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LIMA, M. R. Uma análise das classificações de solo utilizadas no ensino fundamental. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola, 2004. Disponível em: <http://www.escola.agrarias.ufpr.br/Analiseclassificacaosolos.pdf>. Acesso em: 06 out. 2016.

______. Noções de morfologia do solo. In: O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba: 2007.

LIMA; V. C.; LIMA. M. R. Formação do solo. In: O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba: 2007.

LIMA, V. C; LIMA, M. R. de; MELO, V. de F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba: 2007.

MARDEGAN, S. F. Abundância de N em solos e folhas de áreas de campina e Campinarana da Reserva Biológica de Campina – INPA, Região de Manaus – Amazonas. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Biologia - Ecologia) – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Manaus, 2007.

MARQUES, L. M.; CARNIELLO, M. A. Educação ambiental nos quintais uma articulação entre escola e comunidade. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS, 2., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos, UFSCar, 2003.

MUGGLER, C. C. et al. Solos e Educação Ambiental: a experiência com alunos do ensino fundamental na zona rural de Viçosa, MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, UFMG, 2004.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 30, n. 4, p. 733-740, 2006.

MUGGLER, C. C. Educação em solos em movimento: do discurso à prática. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 39, n. 2, p. 16-19, maio/ago. 2014.

OLIVEIRA, A. P. L. de; CORREIA, M. D. Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 163-190, jun. 2013.

PEREIRA, Robson da Silva; CANO, Rogério de Oliveira (Coord.). Geografia. São Paulo: Blucher, 2012. Coleção a reflexão e a prática no ensino, v.7.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aula de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18o.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TIBURI, M. Aprender a pensar é descobrir o olhar. 2012. Disponível em: <http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69332&> Acesso em: 18 set. 2016.

VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S.; Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela. vol. 2, n. 1, 2009.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

OLIVEIRA, A. N. S.; MARQUES, J. D. de O. Aula de campo no ensino de solos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.153. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/153. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2016-12-07
Accepted 2017-06-02
Published 2017-06-30