Adaptação do método team-based learning para o modelo mediado por tecnologias virtuais de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1617

Palavras-chave:

Educação a distância, Disseminação de tecnologia educacional, Tecnologia educacional

Resumo

O método Team-Based Learning (TBL) foi escolhido para este trabalho como estratégia de ensino virtual por sua versatilidade e proposição do aprendizado ser colaborativa em equipe, embora essa experiência ainda não tenha sido discutida na literatura. O objetivo foi apresentar e descrever uma proposta do método de adaptação do ensino TBL em formato virtual. Foi apresentada uma adequação ao homônimo TBL já utilizado como metodologia ativa em ensino presencial, o qual visa descrever e analisar, de forma integrada, fundamentos para adaptação e inclusão nas práticas docentes, possibilitando aproveitamentos ou empregos como recursos ou ferramentas para ampliar, inovar e agregar nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes e docentes. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo que propõe uma adaptação do TBL virtual, por meio do pacote Google for Education. O público escolhido para essa proposta é de alunos do curso de graduação e pós-graduação, docentes e gestores. Foi realizada uma análise descritiva sobre a viabilidade das atividades educacionais do TBL virtual, conforme os recursos do ambiente de aprendizagem. Em seguida, foi realizada uma análise de viabilidade por meio da matriz SWOT, a partir do levantamento teórico de evidências sobre o método TBL e o ensino a distância e virtual. Os resultados permitiram discutir que a novidade pode contribuir para solidificar as metodologias ativas no ensino a distância e foram identificadas revisão do planejamento e papel docente, a adequação curricular e institucional e a evasão foram discutidos como problemas que ainda precisam ser superados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU, E. T.; NOVAES, M. A.; ZARRO, M. I. M. Desafios na formação de professores para atuação na EAD. Rev. Paidéi@. Unimes Virtual, Santos, v.12, n.21, 2020. Disponível: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/index Acesso em: 19 out. 2020.

ALVAREZ, A. G.; DAL SASSO, G. T. M. Aplicação de objeto virtual de aprendizagem, para avaliação simulada de dor aguda, em estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana Enfermagem, Ribeirão Preto, v.19, n.2, p. 9, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/4bcpsBnpxzC5SXKcwQjb3bf/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 jul. 2021.

AMORIM, J. S. C. et al. Team-based learning in Physical Therapy undergraduate course: experiment report. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v.32, p. e003246, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502019000100239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 out. 2020.

ANDERSEN, E. A et al. Implementing team-based learning in large classes: nurse educators' experiences. International Journal Nursing Education Scholarsh, Berkeley,. v.8, n.1., 2011. Disponível em: /j/ijnes.2011.8.issue-1/1548-923X.2197/1548-923X.2197.xml. Acesso em: 10 out 2020.

ANWAR, K. et al. Comparing the efficacy of team based learning strategies in a problem based learning curriculum. APMIS: acta pathologica, microbiologica, et imunnologica Scandinavica, Copenhagen, v.20, n.9, p. 718–723, 2012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1600-0463.2012.02897.x Acesso em: 20 jul. 2021.

BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/296 Acesso em 20 jul. 2020.

BOLING, E. C. et al. Cutting the distance in distance education: perspectives on what promote positive, online learning experience. Internet and Higher Education, v. 15, n. 2, p. 118-126, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S109675161100090X Acesso em: 20 jul. 2021.

CENDAN, J.; LOK, B. The use of virtual patients in medical school curricula. Advances in Physiology Education, Rockville, v. 36, n. 1, p. 48–53, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3776425/ Acesso em: 20 jul. 2021.

CLARK, M. C. et al. Team-based learning in an undergraduate nursing course. Journal Nursing Education, New York, v.47, n.3, p.111–117, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18380264/ Acesso em: 20 jul. 2021.

COELHO, W. G.; TEDESCO, P. C. A. R. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a Distância. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 609-624, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RhRHYDDC9ntxQ4mWdPqWcYQ/abstract/?lang=pt Acesso em 20 jul. 2021.

COLLINS, A. et al. A longitudinal online interprofessional education experience involving family nurse practitioner students and pharmacy students. Journal Interprofessional Care, London, v. 31, n. 2, p. 218–225, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28140703/ Acesso em: 20 jul. 2021.

CUNHA, M. I. Sala de aula: espaço de inovações e formação docente. In: ENRICONE D, GRILLO M. (Orgs.). Educação superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: EDIPUCRS 2005, p. 207.

CURREY, J. et al. Developing professional attributes in critical care nurses using Team-Based Learning. Nurse Education in Practice, Edinburg, v. 15, n. 3, p. 232-8, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25704795/ Acesso em 20 jul. 2021.

EL TANTAWI, M. M.: EL KASHLAN, M. K.; SAEED, Y. M. Assessment of the efficacy of second life, a virtual learning environment, in dental education. Journal of Dental Education, Washington, v. 77, n. 12, p. 1639–1652, 2013. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/openurl?spage=1639&genre=article&issn=&date=2013&sid=nlm%3Apubmed&issue=12&volume=77 Acesso em: 20 jul. 2021.

FAGEN, A. P.; CROUCH, C. H.; MAZUR, E. Peer Instruction: results from a range of classrooms. The Physics Teacher, Cambridge, v. 40, p. 206-209, 2002. Disponível em: https://aapt.scitation.org/doi/10.1119/1.1474140 Acesso em: 20 jul. 2021.

GOUDOURIS, E. S.; GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. Tecnologias de informac?a?o e comunicac?a?o e ensino semipresencial na educac?a?o me?dica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 37, n. 3, p. 396-407, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/CKJ9hPrqYLR4z5Hj4VKYKcN/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 jul. 2021.

GUEDES, M. J. P.; ALVES, N. B.; WYSZOMIRSKA, R. M. A. F. Ensino e práticas da fisioterapia aplicada à criança na formação do fisioterapeuta. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 26, n. 2, p. 291-305, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fm/a/NwFYgkRn5Wr7Xr8LZtTLzQx/?lang=pt Acesso em: 20 jul. 2021.

HILL, J. R.; SONG, L.; WEST, R. E. Social learning theory and web-based learning enviroments: a review of research and discussion of implications. American Journal of Distance Education, v. 23, n. 2, p. 88-103, 2009. Disponível: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08923640902857713. Acesso em: 16 dezembro de 2020.

HRYNCHACK, P.; BATTY, H. The educational theory basis of team-based learning. Medical Teacher, London, v. 34, n. 10, p. 796-801, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/0142159X.2012.687120?journalCode=imte20 Acesso em: 20 jul. 2021.

HUNT, D. P. et al. The effect of using team learning in an evidence-based medicine course for medical students. Teaching and Learning in Medicine, Hillsdale, v. 15, n. 2, p. 131–139, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/S15328015TLM1502_11 Acesso em: 20 jul. 2021.

KEAR, K. Social presence in online learning communities Conference or Worshop Item. 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b5b7/6588b5935d2423b14c02cfb116adfa71ca7f.pdf Acesso em: 25 setembro 2020.

KING, A. E.: EGRAS, A. M. A required online course with a public health focus for third professional year pharmacy students. American Journal of Pharmaceutical Education, Alexandria, v. 79, n. 5, p. 68, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4571045/ Acesso em: 20 jul. 2021.

KOLES, P. G. et al. The impact of team-based learning on medical students' academic performance. Academic Medicine: journal of the Association American Medical Colleges, Philadelphia, v. 85, n. 11, p. 1739–1745, 2010. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/2010/11000/The_Impact_of_Team_Based_Learning_on_Medical.34.aspx Acesso em: 20 jul. 2021.

LARA, F. F.; ROSATTI, L. A.; JOVETTA, R. Análise Swot de duas instituições de ensino superior no estado de São Paulo: potencialidades para a expansão da educação à distância. Revista Brasileira de Administração Científica, Aracajú, v. 7, n. 2, p. 127-144, 2016. Disponível em: https://www.sustenere.co/index.php/rbadm/article/view/SPC2179-684X.2016.002.0009 Acesso em: 20 jul. 2021.

LAU, F. A. et al. Implantação de estratégias de ensino à distância durante o internato: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 41, n. 2, p. 269-277, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/7WLQyH3tW4xRXgyWj3CQTWd/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 jul. 2021.

LEIGH, K.; WHITTED, K.; HAMILTON, B. Integration of andragogy into preceptorship. Journal of Adult Education, Helena, v. 44, n. 1, p. 9-17, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1072924 Acesso em: 20 jul. 2021.

LETASSY, N. A. et al. Using team-based learning in an endocrine module taught across two campuses. American Journal Pharmaceutical Education, Alexandrina, v. 72, n.5, p.103, 2008. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2630128/ Acesso em: 20 jul. 2021.

MASTERS, K. Student response to team-based learning and mixed gender teams in an undergraduate medical informatics course. Sultan Qaboos University Medical Journal, Muscat, v. 12, n. 3, 344–351, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3413626/pdf/squmj-12-344.pdf Acesso em: 20 jul. 2021.

MAUÉS, O.; SEGENREICH, S.; OTRANTO, C. As políticas de formação de professores: a expansão comprometida. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p.42-72, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7171 Acesso em: 20 jul. 2021.

MCINERNEY, M. J.; FINK, L. D. Team-based learning enhances long-term retention and critical thinking in an undergraduate microbial physiology course. Microbiology Educatio, Washington, v. 4, p. 3-12, 2003. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3633123/ Acesso em: 20 jul. 2021.

MICHAELSEN, L. K.; PARMELEE, D. X.; MCMAHON, K. K. Team based learning for health professions education: a guide to using small groups for improving learning. Sterling: Stylus Publishing, 2008.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Cie?ncia, Tecnologia e Insumos Estrate?gicos Departamento de Cie?ncia e Tecnologia. Poli?tica Nacional de Cie?ncia, Tecnologia e Inovac?a?o em Sau?de. Se?rie B. Textos Ba?sicos em Sau?de. Brasi?lia – DF, 2008.

MITRE, S. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M.; MORAIS-PINTO, N. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFAMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, 2008. Acesso em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9M86Ktp3vpHgMxWTZXScRKS/?lang=pt Disponível em: 20 jul. 2021.

MOORES-DAVIS, T. L. et al. Team-based learning for midwifery education. Journal of Midwifery & Women`s Health, New York, v. 60, n. 3, p. 291-7, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25953119/ Acesso em: 20 jul. 2021.

MORRISON, F. et al. Developing an online and in-person HIT workforce training program using a team-based learning approach. AMIA Annual Symposium Proceedings, p. 63-71, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3243269/ Acesso em: 20 jul. 2021.

O’DOHERTY, D. et al. Barriers and solutions to online learning in medical education – an integrative review. BMC Medical Education, London, v. 18, n. 1, p. 1-11, 2018.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1240-0 Acesso em: 20 jul. 2021.

OLIVEIRA, E. T.; PICONEZ, S. C. B. Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância: análises com base no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 30, p. 833-851, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/dL6pNnxW4bJtjKmLyZqbjgS/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 jul. 2021.

ONCU, S.; CAKIR, H. Research in online learning environments: priorities and methodologies. Computers & Education, v. 57, p. 1098-1108, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131511000054 Acesso em: 20 jul. 2021.

ONRUBIA, J.; COLOMINA, R.; ENGEL, A. As comunidades virtuais de aprendizagem baseadas no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da educac?a?o virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informac?a?o e da comunicac?a?o. Porto Alegre: Artmed, 2010.

OUELLETTE, P. S.; BLOUNT, K. Team-based learning in a graduate nurse residency program. J Contin Edu Nurs, New Jersey, v. 46, n. 120, p.572-576, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26641155/ Acesso em: 20 jul. 2021.

PALSOLÉ, S.; AWALK, C. Team-based learning in asynchronous online setting. New Direction Teaching and Learning, v. 116, p.087-95, 2008. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.616.7488&rep=rep1&type=pdf Acesso em: 20 jul. 2021.

PARK, H. et al. Effects of team-based learning on perceived teamwork and academic performance in a health assessment subject. Collegian, Subiaco, v. 22, n. 3, p. 299-305, 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26552201/ Acesso em: 20 jul. 2021.

PEREIRA, V. S.; ANTONIALLI, L. M. Ensino à distância: estratégias de uma universidade federal. Contextus Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 33-48, 2011. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32135 Acesso em: 20 jul. 2021.

PHILLIPS, J. A.; SCHUMACHER, C.; ARIF, S. Time spent, workload, and student and faculty perceptions in a blended learning environment. American Journal of Pharmaceutical Education, Alexandria, v. 80, n. 6, p. 102, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5023973/ Acesso em: 20 jul. 2021.

RAYMOND, A. et al. Peer learning a pedagogical approach to enhance online learning: a qualitative exploration. Nurse Educ Today, Edinburgh, n. 44, p. 165-169, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27429347/ Acesso em: 20 jul. 2021.

REIMSCHISEL, T. et al. A systematic review of the published literature on team-based learning in health professions education. Medical Teacher, London, n. 30, p. 1-11, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28664760/ Acesso em: 20 jul. 2021.

SASSO, G. T. M. D.; SOUZA, M. L. Simulac?a?o Assistida por Computador: a converge?ncia no processo de educar-cuidar da enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 231-9, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/NNqKtHYkffspzQfcTz5wqNS/?lang=pt Acesso em: 20 jul. 2021.

SCHIBECI, R. et al. Evaluating the use of learning objects in Australian and New Zealand schools. Computers & Educations, n. 50, p. 271-83, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131506001047 Acesso em: 20 jul. 2021.

SCHOONHEIM, M.; HEYDEN, R.; WIECHA, J. M. Use of a virtual world computer environment for international distance education: lessons from a pilot project using Second Life. BMC Medical Education, London, v. 14, p. 36, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24555833/ Acesso em: 20 jul. 2021.

SEEFELDT, T. M. et al. A pilot study of interprofessional case discussions for health professions students using the virtual world Second Life. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, New York, v. 4, n. 4, p.224–231, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1877129712000470 Acesso em: 20 jul. 2021.

SIBLEY, J.; OSTAFICHUK, P. Getting Started with Team-Based Learning. Sterling: Stylus Publishing, LLC; 2014.

TOBASE, L. et al. O design instrucional no desenvolvimento do curso on-line sobre Suporte Básico de Vida. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 51:e03288, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/Px7YXPPjgZS5WYzJWKXHB8m/?lang=pt Acesso em 20 jul. 2021.

VAN DER PUTTEN, M.; VICHIT-VADAKAN, N. A pilot use of team-based learning in graduate public health education. Southeast Asian Journal Tropical Medical Public Health, Bangkok, v. 41, n. 3, p. 743-53, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20578565/ Acesso em: 20 jul. 2021.

WILLETT, L. R.; ROSEVVEAR, G. C.; KIM, S. A trial of team-based versus small-group learning for second-year medical students: does the size of the small group make a difference? Teaching and Learning in Medicine, Hillsdale, v. 23, n. 1, p. 28–30, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21240779/ Acesso em: 20 jul. 2021.

WOO, Y.; REEVES, T. C. Meaningful interaction in web-based learning: a social constructivist interpretation. Internet and Higher Education, v. 10, p. 15-25, 2007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751606000753 Acesso em: 20 jul. 2021.

Downloads

Publicado

09-08-2021

Como Citar

AMORIM, J.; KNEIPP, R. E. . Adaptação do método team-based learning para o modelo mediado por tecnologias virtuais de aprendizagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e161721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1617. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1617. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2020-12-17
Accepted 2021-07-29
Published 2021-08-09