Avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Administração

percepções de docentes do curso

Autores

  • Débora Magalhães Kirchmair Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-4736-3808
  • Marcos Pavani de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6686-8406
  • Charles Okama de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-5645-7814
  • André Narvaes da Rocha Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1691

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Avaliação da Aprendizagem, Administração

Resumo

Dentre as atribuições do professor que são relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem, a avaliação do aluno pode ser considerada como algo bastante complexo. Diante disso, a pesquisa realizada teve como objetivo geral identificar as percepções dos docentes do curso Técnico em Administração sobre a importância dos instrumentos de avaliação no ensino técnico. Para tanto, foi conduzida uma investigação de cunho qualitativo com os professores do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Ao todo, sete professores responderam ao questionário de coleta de dados. Além disso, documentos julgados pertinentes foram analisados. Constatou-se que para a maior parte dos docentes pesquisados a avaliação é uma ferramenta importante para os processos de ensino e de aprendizagem. Entre os instrumentos utilizados pelos docentes para avaliação dos alunos, constatou-se que eles têm buscado utilizar mecanismos diversificados, como seminários, atividades, provas, no entanto, muitos recorrem ainda às formas tradicionais de avaliação. Diante disso, considerando a educação como algo em constante construção, como sugestão, ao final do trabalho foram propostas metodologias que podem ser adotas para avaliação da aprendizagem dos alunos, como Tempestade de ideias, Caso empático, Júri Simulado, Roleplaying, Design Thinking e Aprendizagem baseada em projetos.

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Biografia do Autor

Marcos Pavani de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (2016), com estágio de pesquisa realizado na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universitat de Barcelona; Mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2018). Tem Licenciatura em Matemática pela Universidade de Rio Verde (2004). Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Licenciatura em Matemática, da Especialização em Ensino de Matemática e física e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Foi Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Chefe do Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística e Coordenador Institucional do Pibid no IF Sudeste MG e Diretor de Ensino no IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba

Charles Okama de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Graduação em Ciências Contábeis (2004) e Mestrado em Administração Pública (2007) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi Pró-reitor de Administração no período 2013-2017 e Reitor no período 2017-2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG).

André Narvaes da Rocha Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola na mesma instituição. Realizou período sanduíche durante o doutorado no INRA/Nancy/França. Possui pós-doutorado desenvolvido no Departamento de Fisiologia Vegetal da UFV. Em 2010, ingressou no IF Sudeste MG como professor de cursos da área agrária e ambiental. Tem experiência na gestão de Instituições Federais de Ensino, tendo atuado no IF Sudeste MG como Gerente de Pesquisa e Pós-graduação (Campus Rio Pomba), Coordenador Geral de Graduação (Campus Rio Pomba), Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (Campus Rio Pomba) e Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

KIRCHMAIR, D. M.; CARVALHO, M. P. de .; SOUZA, C. O. de .; CAMPOS, A. N. da R. . Avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Administração: percepções de docentes do curso. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e169121, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1691. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1691. Acesso em: 18 abr. 2024.
Received 2021-04-06
Accepted 2021-09-18
Published 2021-10-14