Formação de Professores Indígenas, contextualizando o ensino às práticas culturais da etnia Satere-Mawe
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1722Palavras-chave:
Formação de Professores, Etnia, CulturaResumo
Este trabalho trata sobre a formação de professores da etnia Satere-Mawe, apresentando reflexões sobre as experiências construídas no diálogo entre atividade de pesquisa etnográfica com viés sobre a cosmologia presente na escola indígena e atividade de extensão como um trabalho de cunho social, conhecendo a escola indígena em seu território. A pesquisa propôs uma investigação qualitativa, que procurou conhecer as experiências pedagógicas dos professores e os anseios dos tuxauas no que se refere ao ensino na etnia que habita o rio Marau, na cidade Maués/AM. O resultado da pesquisa culminou em proposta de extensão com duração de dois anos e, sua análise, a escrita do presente artigo. Em sua estrutura textual, destacamos algumas considerações sobre aspectos do cotidiano da etnia presentes na escola. Por isso, os temas tratados permitiram fomentar um diálogo com as práticas culturais desta etnia com o intuito de projetar novas reflexões a respeito da realidade dos Satere-Mawe. Compreendeu-se com a observação empírica aspectos como: a relação do contexto social Satere-Mawe, cultura e etnoconhecimento, além do detalhamento das práticas vivenciadas nas escolas de duas comunidades. A trajetória metodológica baseou-se nos seguintes princípios norteadores: realização de oficinas e fortalecimento da cultura local através de narrativas orais e trocas de saberes. Este trabalho mostra que é possível contribuir com a formação de professores em sua comunidade.
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Accepted 2021-08-17
Published 2021-09-08