Integração curricular no PROEJA

um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPEd 2006-2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1801

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Integração curricular, Estado do conhecimento

Resumo

Este artigo é parte constituinte de uma pesquisa de mestrado, que está em curso, e tem como objetivo apresentar as abordagens circulantes nas práticas pedagógicas que proclamam a integração curricular no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, com fins exploratórios e abordagem qualitativa. Foi definida como fonte de coleta de dados as produções acadêmicas do GT18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas apresentadas nas Reuniões Científicas Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) sobre esse Programa, no período de 2006 a 2017. A organização e o tratamento dos dados foram realizados com base na análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2016) em diálogo com estudiosos do campo histórico-crítico, como Saviani (2003, 2013), Ciavatta (2005, 2011), Ramos (2008) e Galvão, Lavoura e Martins (2019). Os dados revelaram a inexistência de estudos que tratam da integração na oferta de concomitância e que há hegemonia de uma prática curricular fundamentada na Metodologia de Projetos, cujo cerne do currículo são os conhecimentos advindos do cotidiano dos alunos. Indicam, também, que os desafios da integração persistem, demandando a realização de pesquisas tanto no campo da formação de professores quanto no âmbito das práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Giselli Kézia Oliveira Cavalcanti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014) e Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (2003). É servidora efetiva da rede Estadual de Pernambuco e Alagoas, atuando como professora de Matemática no Ensino Médio. Mestranda do ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - IFPE -Campus Olinda.

Edlamar Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010), Mestrado em Ciencias de La Educación Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos - Revalidado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2006) e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (1995). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, no curso de Licenciatura em Geografia e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Foi Pró-Reitora de Ensino do IFPE (2016-2017). É líder do grupo de pesquisa em educação:políticas e práticas pedagógicas e responsável pela coordenação do projeto de pesquisa: Políticas Educacionais Contemporâneas para a Educação Básica: um estudo a partir das reformas curriculares e suas implicações na formação e no trabalho pedagógico. É membro do grupo de Pesquisa: organização, memórias e práticas educativas na educação profissional e tecnológica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores inicial e continuada, prática pedagógica, prática de ensino, estágio supervisionado e prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

17-11-2021

Como Citar

CAVALCANTI, G. K. O.; SANTOS, E. O. dos. Integração curricular no PROEJA: um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPEd 2006-2017 . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e180121, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1801. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1801. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2021-07-22
Accepted 2021-11-16
Published 2021-11-17